Musica Interpretacao Fraseado E Dinamica
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1. First suite for military band in E bemol op. 28 nº 1 de Gustav Holst, um estudo interpretativo / Gustav Holst s first suite for military band in E bemol op. 28 nº 1, an interpretative study
O presente estudo tem por objetivo principal a apresentação de aspectos interpretativos concernentes ao preparo, pelo regente, da First Suite in Eb op. 28 No. 1 de Gustav Holst, através de um processo que inclui: contextualização histórica da obra e do compositor, análise musical e propostas interpretativas. No primeiro capítulo é apresentada a evol
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/08/2011
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2. Reflexões interpretativas: canções para canto e piano de Kilza Setti
O presente trabalho insere-se na linha de pesquisa Fundamentos e Reflexões em Artes do Mestrado em Artes da Universidade Federal de Uberlândia, investigando questões relativas à interpretação musical, através do estudo do texto e da linha do canto, dentro de uma seleção de canções para canto e piano da compositora Kilza Setti. A pesquisa realiza a
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 20/05/2011
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3. Concerto para violão e pequena orquestra de H. Villa-Lobos: um estudo comparativo entre edições e manuscritos.
In this dissertation we did a comparative study between the three edited versions by Max Eschig and two manuscript versions of the Concerto for guitar and small orchestra by Heitor Villa-Lobos, focusing on the guitar parts. As a result, we found and pointed out several divergencies. From such findings we made comments, where we recommended possible solutions
Publicado em: 2009
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4. Imagens de brasilidade nas canções de Câmara de Lorenzo Fernandez :: uma abordagem semiológica das articulações entre música e poesia
Nesta tese, procuramos investigar as articulações entre poesia e música nas canções de câmara brasileiras, pensar sobre sua brasilidade e suas possibilidades interpretativas. O corpus escolhido consiste em sete canções representativas de Lorenzo Fernandez, considerado um compositor nacionalista. Neste trabalho, buscamos demonstrar que uma canção de
Publicado em: 2009
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5. Aspectos interpretativos da Sonata op. 110 de Beethoven / Aspectos interpretativos da Sonata op. 110 de Beethoven
Especialmente a partir do século XX, o interesse em entender como de fato se executava a música do período clássico cresceu consideravelmente. Isso porque, intérpretes e estudiosos em geral, ao se darem conta do distanciamento histórico entre executante e compositor, assim como da multiplicidade dos procedimentos instrumentais que agregaram tradições
Publicado em: 2009
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6. Interpretação pianística historicamente imformada : subsídios analíticos para uma execução das Bagatelas op. 126 de Ludwig van Beethoven / Historically informed piano interpretation : analytic contribuition towards a performance of the Ludwig van Beethoven s six Bagatelles op.126
Esta dissertação trata de questões referentes à interpretação pianística contemporânea e à importância de sua aproximação com a história. Para tanto, primeiramente, elaborou-se um breve estudo de duas concepções interpretativas opostas, mostrando os prós e os contras de cada uma delas, a saber, a da execução histórica ou historicamente aut
Publicado em: 2008
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7. Reflexos da técnica em ...como os regatos e as árvores.
In 2006 Rafael Nassif composed ...como os regatos e as árvores for voice (baritone) and flute. His compositional process was scrutinized by the performer, who contributed with information concerning non-conventional performance of techniques for the flute. The interaction between composer and performer was restricted to peruse the usage of the flute and nat
Publicado em: 2008
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8. Olivier Messiaen : inter-relação entre conjuntos, textura, ritimica e movimento em peças para piano / Olivier Messiaen : inter-relation between sets, texture, rhythm and movement in piano pieces
This work proposes an association between musical analysis techniques developed during the twentieth and the twenty-first centuries and the musical theory concepts presented by Olivier Messiaen in his Technique de mon langage musical (Messiaen 1944a and 1944b) and Traité de Rythme, de Couleur, et d Ornithologie (Messiaen 1994a, 1994b and 1994c), first, seco
Publicado em: 2008
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9. Mistura de tradições musicais: semiose e representação mental na performance dos arranjos pianísiticos de Francis Hime.
A tese Mistura de tradições musicais: semiose e representação mental na performance dos arranjos pianísticos de Francis Hime abrange, de forma integrativa, aspectos do contexto sócio-histórico, estéticos, gestuais e semióticos dos arranjos pianísticos presentes no Songbook deste compositor. No primeiro capítulo, Contextualização, são abordados
Publicado em: 2008
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10. A intenção do intérprete e a percepção do ouvinte: um estudo das emoções em música a partir da obra Piano Piece de Jamary Oliveira.
The objective of this study was to investigate the communication of emotions between the performer and the listener, through the piece Piano Piece (1984) by Jamary Oliveira. The study counted with three pianists, who played and recorded the piece, and 105 listeners. A software that recorded in real time the perception of listeners has been designed for the s
Publicado em: 2008
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11. Reminiscências op. 78 de Marlos Nobre: um estudo técnico e interpretativo.
This dissertation is a technical and interpretative study of Reminiscências Op. 78 for solo guitar by Marlos Nobre (1939). Based on stylistics aspects, the dissertation proposes technical and instrumental suggestions to minimize the specific difficulties - interpretative or technical - present in the piece. Information about the composer, his works for guit
Publicado em: 2007
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12. Coesão e proporções nos improvisos para piano de Camargo Guarnieri.
This work addresses questions related to the analysis of proportions, its possible role in organizing the structures of musical discourse and its relationship with the coherence of this discourse through an investigation of the elements that establish cohesion and coherence among the pieces that make up the set of ten Improvisos para piano by Camargo Guarnie
Publicado em: 2007