Reflexões interpretativas: canções para canto e piano de Kilza Setti

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

20/05/2011

RESUMO

O presente trabalho insere-se na linha de pesquisa Fundamentos e Reflexões em Artes do Mestrado em Artes da Universidade Federal de Uberlândia, investigando questões relativas à interpretação musical, através do estudo do texto e da linha do canto, dentro de uma seleção de canções para canto e piano da compositora Kilza Setti. A pesquisa realiza a averiguação da cientificidade da interpretação musical, a importância do texto e da linha do canto durante este processo e os fatores que podem ultrapassar o conhecimento racional, atingindo o intuitivo e o emocional. Três autores foram esteios para elucidar a abrangência das questões interpretativas: STEIN e SPIELMANN (1996), que discorrem sobre a forma canção; BAKHTIN (1979) acerca das funções do texto e POLANYI (1996) sobre a importância do conhecimento tácito. A escolha de Kilza Setti dá-se frente sua indubitável importância enquanto compositora e pesquisadora brasileira. Em nosso entendimento, a realização desta pesquisa revela-se como significativa uma vez que pode, além de auxiliar na compreensão do processo interpretativo, contribuir para o enriquecimento da literatura acadêmica sobre o tema.

ASSUNTO(S)

conhecimento tácito kilza setti artes setti, kilza, 1932- crítica e interpretação canto - interpretação (fraseado, dinâmica, etc.) música - aspectos psicológicos musical interpretation tacit knowledge interpretação musical

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