Metodo Representacao Teatral
Mostrando 1-8 de 8 artigos, teses e dissertações.
-
1. A experiência interior como experiência de ator
Trata-se de voltar, com Georges Bataille, a um dos dramas mais excessivos e mais impossíveis de representar de A formação do ator, de Stanislavski: a cena chamada de "o dinheiro queimado". Se Tortsov, o mestre desse ensaio teatral que assume a forma de uma narrativa de formação, não cessa de fazer seus jovens atores repetirem essa cena, ao ponto de ela
Alea. Publicado em: 2013-12
-
2. Teatralizações com vistas a vivências psíquicas e espirituais - relação entre princípios jesuíticos na arte da oratória e as propostas de interpretação para atores de Constantin Stanislavski / Relation between Jesuit principles in art of lecturing and the acting proposals for actors of Constantin Stanislavski.
Encontrando nas leituras do Sermão da Sexagésima de Antonio Vieira (1608-1697) princípios propostos para a arte da oratória que também são reconhecidos nos escritos de Constantin Stanislavski (1863-1938) para a arte da interpretação de atores, parte-se nesse trabalho para a verificação de onde estariam as bases que fundamentam tais princípios em A
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/03/2012
-
3. O fazer tramático : linguagens artísticas em experiências dialógicas e colaborativas
O presente trabalho tem como principal objetivo examinar a abordagem metodológica tramática como estratégia pedagógica para a efetivação de um teatro-educação. Nesta pesquisa realiza-se uma reflexão sobre as contribuições e implicações desse processo de experimentação teatral de criação dialógica e colaborativa para a construção e amplia�
Publicado em: 2011
-
4. Cena e jogo: o imaginário na carne
Pesquisa de cunho qualitativo baseada no estudo do procedimento criativo para a construção de espetáculos teatrais a partir da criação de uma dramaturgia coletiva e original que se desenvolve através de um processo diferenciado e propício à instalação e cultivo de uma imagem propulsora. Considero a imagem propulsora como uma construção que, ao me
Publicado em: 2009
-
5. A rua como espetáculo em Juan José Arreola
A partir da segunda metade do século XIX, o vocábulo conto começa a designar um gênero de reconhecido prestigio literário. Desde então, alguns escritores lançaram mão de suas reflexões para defender a existência de determinados elementos que seriam comuns ao gênero: técnica, concisão, tensão, intensidade, unidade de efeito, rigor estilístico.
Publicado em: 2009
-
6. Ator &alma : a morte como metodo
A questão da interioridade do ator, em seu trabalho artístico, tem demandado, já há mais de um século, a atenção de diversos encenadores e teóricos teatrais. Paralelamente a esse movimento de atenção à subjetividade do ator, tem havido forte retomada de interesse pelas origens de sua arte, num ambiente cultural cada vez mais caracterizado pela plu
Publicado em: 2005
-
7. O ator-montador
O desenvolvimento das formas dialéticas de pensamento influencia profundamente a criação artística desde a modernidade ? transformações na forma de percepção dos fenômenos do mundo (impressão) influenciam a sua representação artística (expressão). A teoria de montagem do cineasta russo Sergei M. Eisenstein sustenta-se na premissa básica de que
Publicado em: 2004
-
8. Da minha janela vejo : relato de uma trajetoria pessoal de pesquisa no Lume
ormado.
Publicado em: 2003