O ator-montador

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2004

RESUMO

O desenvolvimento das formas dialéticas de pensamento influencia profundamente a criação artística desde a modernidade ? transformações na forma de percepção dos fenômenos do mundo (impressão) influenciam a sua representação artística (expressão). A teoria de montagem do cineasta russo Sergei M. Eisenstein sustenta-se na premissa básica de que choque dialético é o fundamento de qualquer linguagem artística. Aceitando a premissa eisenteiniana, relaciona-se o choque dialético ao trabalho do ator sobre suas ações: montagem dialética de ações físicas. E isto não como pesquisa histórica. Antes, como pesquisa empírica: sistematização de treinamento e criação em teatro. Este trabalho é síntese teórica de uma pesquisa prática do ofício de ator, cujo paralelo cênico são dois espetáculos do Núcleo Matula de Pesquisa, ?Vizinhos do Fundo? e ?Agora e na hora de nossa hora?. Teoria e prática do ofício

ASSUNTO(S)

metodo (representação teatral) atores teatro - pesquisa

Documentos Relacionados