Masica E Linguagem
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1. As imagens discursivas do brasileiro nas canÃÃes de Gonzaguinha / The discursive images of the Brazilian in songs of Gonzaguinha
Nosso trabalho objetiva analisar as imagens discursivas do brasileiro presentes em doze canÃÃes de Gonzaguinha. Ao desenvolvermos este estudo, pretendemos verificar que imagens sÃo essas, como se constituem, que efeitos de sentido provocam e, com isso, mostrar como determinadas imagens podem se consolidar e se perpetuar atravÃs de uma prÃtica discursiva
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/04/2011
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2. BelelÃu e PretobrÃs: palavra, performance e personagens nas canÃÃes de Itamar AssumpÃÃo
O compositor Itamar AssumpÃÃo (1949-2003) iniciou sua carreira artÃstica no inÃcio dos anos 1980, ao lado do grupo de mÃsicos que viria a se tornar conhecido como Vanguarda Paulista. Foi um dos pioneiros no Brasil a produzir e fazer circular sua obra de forma independente, ou seja, à margem do circuito das grandes gravadoras. O trabalho de Itamar à pa
Publicado em: 2009
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3. A mÃsica na escola tem futuro : uma anÃlise da situaÃÃo do ensino de mÃsica na educaÃÃo infantil e anos iniciais do ensino fundamental, em UberlÃndia/MG, 10 anos apÃs a promulgaÃÃo da Lei de Diretrizes e Bases da EducaÃÃo Nacional â Lei 9.394/96
O estudo tem por objetivo investigar a situaÃÃo do ensino de mÃsica na EducaÃÃo Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, em UberlÃndia, MG. Analisa a condiÃÃo do ensino desta linguagem artÃstica, seus usos e funÃÃes no contexto escolar, a fim de verificar as mudanÃas ocorridas no ensino de mÃsica, apÃs 10 anos da ediÃÃo da Lei de Diret
Publicado em: 2007
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4. MÃsica, juventude, comportamento: nos embalos do Rockânâ Roll e da Jovem Guarda (UberlÃndia , 1955-1968)
A temÃtica de discussÃo neste trabalho à a relaÃÃo entre mÃsica e juventude, iniciada com o surgimento do RockânâRoll nos Estados Unidos, na dÃcada de 1950, e que se expandiu mundo afora, recebendo no Brasil a denominaÃÃo de Jovem Guarda, nos anos 60. O primeiro capÃtulo enfoca as origens do RockânâRoll, com o intuito de trazer à tona os eleme
Publicado em: 2007
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5. Editor MIDI para violÃo com articulaÃÃo humanizada nota a nota e qualidade acÃstica em linguagem funcional pura
This work presents as main goal to implement a computational application that allows the user create MIDI musical sequences for guitar. The difference of the musical sequences generated by the software resides in the fact that each musical note of the MIDI sequence can be modified for the inclusion of humanized articulation, individualized and with timbral q
Publicado em: 2007
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6. A construÃÃo identitÃria regional pelas topografias discursivas das canÃÃes do "Pessoal do CearÃ" / The construction of the regional identification by discursive topograpies of the songs of "Pessoal do CearÃ"
In this research, we propose to investigate a discursive regional position with all kinds of investments attached to it. Therefore, we took as a basis Maingueneau (1997, 2001, 2004, 2005), a French line discourse annalist, and Costa (2001), who applies the most general concepts of positioning and investment to the literary. The concepts of discursive positio
Publicado em: 2007
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7. DiÃlogo de negros, monÃlogo de brancos: transformaÃÃes e apropriaÃÃes musicais no maracatu de baque virado
O trabalho aborda a situaÃÃo do maracatu-naÃÃo apÃs o seu âboomâ na dÃcada de 1990. As dinÃmicas da linguagem musical sÃo observadas no contexto histÃrico do desenvolvimento das comunidades maracatuzeiras afro-descendentes, sobretudo na zona norte do Recife, desde o momento de violenta repressÃo, durante o Estado Novo, atà a transformaÃÃo da t
Publicado em: 2007
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8. CaracterizaÃÃo discursiva da Bossa Nova no discurso literomusical brasileiro / Discursive Characterization of Bossa Nova in the Brazilian Popular Music Discourse
In this research; we investigate the main discursive characteristics of the Movement called Bossa Nova in the Brazilian Popular Music discourse in the music of JoÃo Gilberto; AntÃnio Carlos Jobim; VinÃcius de Moraes; Roberto Menescal; Carlos Lyra; Ronaldo BÃscoli and Newton MendonÃa; Our theoretical support is the one of the French Discourse Analysis, a
Publicado em: 2007
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9. Manguebit: uma discursividade literomusical guerrilheira / Manguebit: une guÃrilla discours literomusical
Este trabalho aborda as relaÃÃes interdiscursivas que, a nosso ver, foram constitutivas na emergÃncia da discursividade manguebitiana: as que se deram com os gestos arquienunciativos de Josuà de Castro de âHomens e Caranguejosâ, com as arquienunciaÃÃes literomusicais de Jorge Ben (com destaque para o perÃodo entre 1964 e 1974), e, por meio polÃmico
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/09/2006
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10. O Tropicalismo E A Cultura Pop â Um Encontro Interdiscursivo Em Adriana Calcanhotto / The Tropicalismo AND the Pop Culture - Interdiscursivo Meeting In Adriana Calcanhotto
Esta pesquisa se propÃs a investigar de que maneira se dà o cruzamento discursivo entre o movimento estÃtico-ideolÃgico tropicalista e a CanÃÃo Pop, na produÃÃo literomusical de Adriana Calcanhotto. A teoria de base que norteou o trabalho foi a AnÃlise do Discurso de linha francesa, cujos principais subsÃdios teÃricos foram fornecidos por Dominiqu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/07/2005
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11. A linguagem do vestuÃrio, expressÃo de culturas: um estudo da produÃÃo do estilista Eduardo Ferreira
Na dÃcada de 1990, em Recife, a efervescÃncia cultural e artÃstica que desencadeou um repertÃrio hÃbrido de linguagens locais e globais, ficou conhecida como Movimento Mangue ou Manguebeat. Como reflexo imediato do Movimento, proliferaram as divulgaÃÃes de inÃmeros Ãcones da cultura local que se tornaram suas referÃncias simbÃlicas. A linguagem es
Publicado em: 2003