O Tropicalismo E A Cultura Pop â Um Encontro Interdiscursivo Em Adriana Calcanhotto / The Tropicalismo AND the Pop Culture - Interdiscursivo Meeting In Adriana Calcanhotto
AUTOR(ES)
Michael Viana Peixoto
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
01/07/2005
RESUMO
Esta pesquisa se propÃs a investigar de que maneira se dà o cruzamento discursivo entre o movimento estÃtico-ideolÃgico tropicalista e a CanÃÃo Pop, na produÃÃo literomusical de Adriana Calcanhotto. A teoria de base que norteou o trabalho foi a AnÃlise do Discurso de linha francesa, cujos principais subsÃdios teÃricos foram fornecidos por Dominique Maingueneau (1995). AlÃm das categorias de anÃlise elaboradas por ele, foram consideradas tambÃm as contribuiÃÃes teÃricas de autores como Bakhtin/VolochÃnov (1995), Authier-Revuz (1984), Piegay-Gros (1996), Costa (2001), Tatit (1996), Sanches (2000) e Campos (1983). Apresentou-se, inicialmente, todo o aparato teÃrico fornecido por esses autores e, em seguida, com base no que se tem pesquisado acerca do Tropicalismo, caracterizamo-lo sob uma perspectiva discursiva, utilizando os conceitos de comunidade discursiva, gÃnero, posicionamento, etos, cenografia, cÃdigo de linguagem, relaÃÃes intertextuais, interdiscursivas e metadiscursivas. Essa mesma caracterizaÃÃo tambÃm foi feita com a canÃÃo pop. Logo apÃs, observou-se como a prÃtica literomusical de Adriana Calcanhotto incorpora elementos do Movimento Tropicalista e do posicionamento pop. Para esta anÃlise, foram consideradas tambÃm as semioses visuais presentes nos encartes dos discos da artista. O recurso a esse material se deve ao fato de se identificar tambÃm nele tanto caracterÃsticas do posicionamento pop quanto do Tropicalismo. Com esta anÃlise, foi possÃvel observar de que maneira se dà o entrecruzamento discursivo dos posicionamentos tropicalista e pop na produÃÃo literomusical de uma artista que, a partir de tal pesquisa, propomos caracterizar como âneotropicalistaâ.
ASSUNTO(S)
linguistica aplicada linguÃstica aplicada anÃlise do discurso mÃsica popular brasileira applied linguÃstica analysis of the speech brazilian popular music calcanhotto, adriana, 1965 - crÃtica e interpretaÃÃo intextualidade canÃÃes - rio grande do sul - histÃria e crÃtica tropicalismo (movimento musical) mÃsica e linguagem
ACESSO AO ARTIGO
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3112Documentos Relacionados
- O encontro da cultura popular e os meios de comunicação na obra de Solano Trindade - Os anos em Embu das Artes (1961-1970).
- O gosto dos outros: consumo, cultura pop e internet na crÃtica de cinema de Pernambuco
- Communications and pop culture: the course of places through samba music
- Sukot e Purim na educação infantil: um encontro da infância e da cultura judaica
- Canção popular e processo social no tropicalismo