Interface Usuario Computador
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25. Design de interação para TV Digital: convergência das mídias e o Sistema Brasileiro de TV Digital / Digital TV Interaction Design: media convergence and the Brazilian Digital Television System
O Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD), adotado como padrão de TV Digital no Brasil, traz consigo a alta resolução de imagens, mais canais, a transmissão para receptores móveis e a promessa de interatividade. Concomitantemente à sua implantação, vemos o crescimento da base de usuários do serviço móvel pessoal, assim como um aumento substancial
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/04/2011
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26. Avaliação de usabilidade em bibliotecas digitais: um estudo de caso
The digital libraries aim to make available information to their users in a faster and easier way. In these libraries, the interactions of users with the collections is carried out by means of their interfaces. Bearing in mind the importance of the role performed by these interfaces, that is, as a link between user and system, this study proposes a case stud
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/04/2011
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27. Qualidade de artigos na wikipedia para seus usuários - análise e proposta de interação
Wikipedia has drawn much attention from scientists because of its bold proposal to create an open, collaborative encyclopedia, and even more for being so popular. Since the creation of Wikipedia in 2001 by Jimbo Wales and Larry Sanger, its growth hás been dizzying surpassing 2.5 million articles in English version. However, the use of such content faces the
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/03/2011
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28. Virtualização esportiva e os novos paradigmas para o movimento humano
O esporte virtual proveniente das novas vivências eletrônicas se revela como um importante fenômeno do processo de virtualização das experiências corporais. Tal processo mostra que as interações entre o que é atual e virtual extrapolam as barreiras de tempo e espaço intensificando as sensações em novas formas de vivências esportivas. O objetivo
Motriz: Revista de Educação Física. Publicado em: 2011-12
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29. Alertas inteligentes: desenvolvimento de software para otimização dos dados de monitoração
JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A monitoração é útil no acompanhamento dos parâmetros vitais e na prevenção, diagnóstico e tratamento de eventos adversos em anestesia. Os alarmes, embora úteis na monitoração, podem causar perigosa dessensibilização do usuário. Objetivou-se descrever o desenvolvimento de software específico para a integração de pa
Revista Brasileira de Anestesiologia. Publicado em: 2011-02
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30. Utilização de callback no aprimoramento da interface com o usuário
O objetivo do presente trabalho é encontrar uma forma de prover real feedback aos usuários de sistemas interativos, em especial, no tocante a sistemas que realizam a carga de grandes volumes de dados demandando muito tempo de processamento e recursos de máquina para serem concluídos, aprimorando, desse modo, a interação humano-computador. Além de melh
Publicado em: 2011
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31. Brincando de conversar na cooperativa do conhecimento : o processo de apropriação da interface de chat por crianças de séries iniciais
O presente estudo desenvolveu-se na perspectiva de entrelaçar as pesquisas em Interação Humano- Computador – IHC com a Epistemologia Genética de Jean Piaget, visando delinear possíveis intersecções entre esses dois domínios no contexto de uma investigação prática. O Para tanto, esta dissertação, elegeu o desenvolvimento de um chat com uma inte
Publicado em: 2011
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32. PUMPCOM: um modelo para combinação de curvas e análise do desempenho de bombas.
Um modelo de computador foi desenvolvido para combinar curvas de bombas em serie e em paralelo e para determinar o desempenho da estacao de bombeamento e da bombas que a compõem. Polinomios sao ajustados aos dados das curvas da cada bomba e aos dados combinados da estacao de bombeamento. A interpolacao "spline" cubica e utilizada para combinar curvas de bom
Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental. Publicado em: 2011
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33. Uma extensão do método de avaliação de comunicabilidade para sistemas colaborativos
Sistemas Colaborativos (SiCos) ou groupware são sistemas computacionais destinados a promover a interação entre usuários, para fins de trabalho, ensino ou entretenimento, sem necessariamente os envolvidos estarem no mesmo local, ao mesmo tempo. Nesses sistemas, os usuários precisam interagir não apenas com o software, mas também utilizá-lo para inter
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/09/2010
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34. Detecção de potenciais evocados P300 para ativação de uma interface cérebro-máquina. / Brain-computer interface based on P300 event-related potential detection.
Interfaces cérebro-computador ou Interfaces cérebro-máquina (BCIs/BMIs do inglês Brain-computer interface/Brain-machine interface) são dispositivos que permitem ao usuário interagir com o ambiente ao seu redor sem que seja necessário ativar seus músculos esqueléticos. Estes dispositivos são de extrema valia para indivíduos portadores de deficiênc
Publicado em: 2010
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35. Desenvolvimento de projeto gráfico para interface de usuário de software de modelagem tridimensional : uma abordagem ergonômica
Esta dissertação apresenta um framework de desenvolvimento de uma interface gráfica de usuário para um sistema de modelagem poligonal tridimensional, a partir de critérios ergonômicos que atendam os requisitos fundamentais de usabilidade. A pesquisa foi especialmente orientada a satisfazer principalmente as necessidades individuais dos diferentes perfi
Publicado em: 2010
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36. Um modelo de cores na usabilidade das interfaces computacionais para os deficientes de baixa visão / A Colors model in the usability of computer interfaces to low vision individuals
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada sobre a usabilidade das interfaces computacionais através das cores, tendo o deficiente de Baixa Visão como usuário. Para um melhor entendimento, são abordados os fundamentos teóricos sobre a interação humano-computador, usabilidade, cores e deficientes de baixa visão. Após a fundamentaç
Publicado em: 2010