Interface Usuario Computador
Mostrando 37-48 de 123 artigos, teses e dissertações.
-
37. Detecção e rastreamento de íris para implementação de uma interface homem-computador
Este trabalho apresenta uma técnica de detecção e rastreamento de íris para ser utilizada em uma interface homem-computador que permita pessoas com mobilidade restrita, inclusive sem mobilidade nos ombros, possam controlar o cursor do mouse com o movimento dos olhos, sem a necessidade de adquirir equipamentos caros. A única entrada de dados utilizada é
Publicado em: 2010
-
38. Um framework de elaboração de personas e sua aplicação para a elicitação de requisitos e para a análise das interações em sistemas sociais / Um Framework de Elaboração de Personas e sua Aplicação para a Elicitação de Requisitos e para a Análise das Interações em Sistemas Sociais
Trabalhos em Interação Humano Computador (IHC) que focam na modelagem dos usuários, objetivam a efetiva representatividade dos pretensos usuários que interagirão com a tecnologia sendo desenvolvida e/ou avaliada.Atingir tal objetivo requer um melhor entendimento sobre o usuário, especialmente o desenvolvimento de um artefato modelador dos usuários com
Publicado em: 2010
-
39. Um simulador de redes de petri de alto nível para uso didático / A petri-net simulator for didactic use
O presente trabalho consiste na apresentação da implementação de um software projetado para auxiliar o ensino de redes de Petri de alto nível. A partir da fundamentação sobre o assunto desenvolvida em cursos introdut6rios de modelagem de sistemas com redes de Petri foi especificado um sistema para ser usado em sala de aula. O sistema desenvolvido perm
Publicado em: 2010
-
40. World wide web: forma aparente e forma oculta: webdesign da interface ao código / World Wide Web: apparent and hidden form webdesign from the interface through the code
Este trabalho pretende estudar a world wide web sob o ponto de vista da sua forma, considerando sua forma tanto a forma aparente, que é a interface, quanto sua forma oculta, dada pelos códigos que a conformam. A intenção é reunir referências tanto para designers que queiram ir mais além no domínio das linguagens de programação e marcação, quanto
Publicado em: 2010
-
41. Algoritmos paralelos para alocação e gerência de processadores em máquinas multiprocessadoras hipercúbicas / Parallel algorithms for processor allocation in hypercubes
Nos últimos anos, máquinas maciçamente paralelas, compostas de centenas de processadores, vem sendo estudadas como uma alternativa para a construção de supercomputadores. Neste novo conceito de processamento de dados, grandes velocidades são alcançadas através da cooperação entre os diversos elementos processadores na resolução de um problema. Gr
Publicado em: 2010
-
42. Leitura nas interfaces gráficas de computador: compreendendo a gramática da interface
A leitura das interfaces gráficas de computador, que utiliza rede interdisciplinar de estudos sobre texto, design, leitura e cognição para conhecer estratégias de construção de sentido e de textualização (COSTA VAL, 2000, 2004) nos ambientes digitais é o objeto desta pesquisa. Concebemos a interface como um texto, ponto de contato entre os autores (
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/11/2009
-
43. Models and Methods for Human-Computer Interaction Using Hands Gestures / Modelos e Métodos para interação homem-computador usando gestos manuais
Esta tese aborda o problema de entender videos digitais algoritmicamente aplicado ao design de sistemas de Interação Homem-Computador (HCI do Inglês: Human-Computer Interaction) baseados na postura e movimento da mão. Tais sistemas são frequentemente referidos como um tipo de Interface Perceptual com o usuário (PUI do Inglês: Perceptual User Interface
Publicado em: 2009
-
44. A contribuição de um modelo de cores na usabilidade das interfaces computacionais para usuários de baixa visão / The contribution of a model of colors to the usability of computer interfaces by low vision users
Esta pesquisa tem por objetivo compreender como as cores podem influenciar na usabilidade das interfaces computacionais do usuário na web, pelo deficiente de baixa visão. Para tanto, principia com uma apresentação sobre a interface computacional do usuário, relacionando-a a interação humano-computador. São levantados os fenômenos da usabilidade envo
Publicado em: 2009
-
45. Design pedagógico : um olhar na construção de materiais educacionais digitais
O presente estudo tem como objetivo a elaboração de parâmetros, baseados no design pedagógico, para a construção de materiais educacionais digitais (MED's). Esse tema justifica-se na necessidade desses materiais serem elaborados a partir do concomitante planejamento técnico, gráfico e pedagógico. Para o desenvolvimento desta dissertação, primeiram
Publicado em: 2009
-
46. Dispositivo de tecnologia assistiva baseado no processamento em tempo real de imagens do globo ocular / Assistive Technology Device Based on Real Time Image Processing of the Eyeball
Nesta dissertaÃÃo sÃo investigadas algumas tÃcnicas de rastreamento ocular para o desenvolvimento de um dispositivo de tecnologia assistiva simples e de baixo custo, para indivÃduos com deficiÃncias motoras severas. O dispositivo desenvolvido permite que o usuÃrio controle a posiÃÃo de um cursor em uma tela grÃfica e acione programas de computador
Publicado em: 2009
-
47. Patterns identification of web usage mediated by assistive technologies / Identificação de padrões de utilização da web mediada por tecnologias assistivas
A Web conta com dezenas de milhões de websites, mas poucos deles estão em conformidade com requisitos simples de acessibilidade, como utilizar tamanhos relativos ou descrever elementos gráficos, o que pode indicar problemas de design de Interface de Usuário (IU). Para se identificar este tipo de problema utiliza-se avaliação do código de websites. No
Publicado em: 2009
-
48. PICaP: padrões e personas para expressão da diversidade de usuários no projeto de interação. / PICaP: patterns and personas for usersdiversity expression in the interaction project.
A acomodação da diversidade de perfil de usuários no projeto de interface de sistemas é um problema freqüente nas atividades do projetista da interação homem-computador. Conseqüentemente, o usuário encontra barreiras ao utilizar interfaces que não foram produzidas para o seu perfil. Este trabalho apresenta uma solução, destinada aos projetistas d
Publicado em: 2008