Utilização de callback no aprimoramento da interface com o usuário

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2011

RESUMO

O objetivo do presente trabalho é encontrar uma forma de prover real feedback aos usuários de sistemas interativos, em especial, no tocante a sistemas que realizam a carga de grandes volumes de dados demandando muito tempo de processamento e recursos de máquina para serem concluídos, aprimorando, desse modo, a interação humano-computador. Além de melhorar a qualidade do feedback para o usuário, boas práticas recomendadas pela Engenharia de Software serão utilizadas no sentido de oferecer alta manutenibilidade para o sistema, garantir baixo acoplamento entre as diversas camadas de software e, ainda, como bom efeito colateral, diminuir os requisitos de máquina necessários para a execução das tarefas. O padrão Observer (GAMMA, 1995), um dos padrões GoF, juntamente com a utilização do modelo de componentes distribuídos COM+, atendem justamente ao tipo de resposta que pretendemos para o usuário e, também, às recomendações de Engenharia de Software já citadas. Através de sua utilização podemos manter um conjunto de aplicações cliente informados sobre o andamento das tarefas ao mesmo tempo em que preservamos o baixo acoplamento e mantemos o nível de modularização bastante adequado no sentido de proporcionar independência entre as camadas a aumentar a manutenibilidade do sistema. Todos os passos da solução, desde a apresentação do aplicativo inicial, com seus problemas de interação, os conceitos necessários ao entendimento da solução proposta e de que modo os callbacks podem nos auxiliar na busca pelo aprimoramento da interface com o usuário, estão detalhados ao longo do texto.

ASSUNTO(S)

relacoes homem-maquina feedback callback interface : usuario interface design hci design patterns observer pattern

Documentos Relacionados