Ficcao Encenacao
Mostrando 1-12 de 18 artigos, teses e dissertações.
-
1. O SORRISO DE NANOOK E O CINEMA DOCUMENTAL E ETNOGRÁFICO DE ROBERT FLAHERTY
Resumo A partir de uma leitura renovada do filme Nanook of the North (1922), de Robert Flaherty, tomamos o sorriso de Nanook como guia para rediscutir questões cruciais, que estão na base das discussões epistemológicas tanto do cinema quanto da antropologia: o problema da verdade/falsidade e ficção/realidade, o modo de produzir o conhecimento, a encena
Sociol. Antropol.. Publicado em: 19/08/2019
-
2. A encenação na fotografia – montando cenas e contando histórias
Resumo Neste trabalho buscamos compreender, historicamente, o que seria e como tem sido construída a encenação na linguagem fotográfica. Partindo das reflexões de Fontcuberta, Soulages e Rouillé, refletiremos sobre categorias como performance, manipulação, ficção e verdade. Trata-se de mostrar que, apesar do que advoga o senso comum e defendem cert
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2019-04
-
3. MACHADO MUSICAL: NOTAS SOBRE MÚSICA E ESCRITA
Resumo O presente estudo tem como objeto a influência da ópera e da música no método de composição do escritor. Para tanto, examina motivos ligados à música que serão desenvolvidos nos romances. Ao fim, propõe encontrar na ficção a encenação de uma cidade-teatro, na tradição barroca do grande teatro do mundo.Abstract This study addresses the
Machado Assis Linha. Publicado em: 2019-04
-
4. De labirintos, corações e bibliotecas: encenações da leitura na ficção de Adriana Lunardi
Resumo O artigo problematiza a encenação da leitura na ficção de Adriana Lunardi, notadamente no volume de contos Vésperas (2002) e no romance A vendedora de fósforos (2011). Ao estabelecer diálogos literários, a autora (re)cria linhagens e estabelece uma genealogia para sua própria ficção, que se interessa em acionar determinados repertórios no
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2016-08
-
5. Da Representação no Processo Educacional: Entre a Festa e o Espetáculo
RESUMO:No intercurso das relações sociais, o homem passa da representação dos objetos para a representação de si mesmo. Pelo relato do Segundo discurso, a ordem social fez dos acontecimentos um espetáculo enganoso porque, em vez de unir as pessoas, acabou por separá-las, interpondo o fenômeno, o parecer. Se o mundo se tornou, dessa forma, pura repre
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2015
-
6. A dicção ensaístico-ficcional do personagem-escritor na narrativa brasileira contemporânea / The essay-fictional diction of the character-writer in the contemporary Brazilian narrative
Em nossa pesquisa, nos propomos, inicialmente, a resgatar algumas das tendências da prosa de ficção brasileira contemporânea com o objetivo de apresentar ao leitor algumas de suas principais linhas de força, com destaque para a narrativa metaficcional, produzida no final do século XX e início do século XXI. Para realizar esse estudo de cunho bibliogr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 24/08/2012
-
7. Narrativas pessoais: possibilidades de confrontos com o real na cena
A presente pesquisa busca refletir sobre a exploração de narrativas pessoais na cena teatral contemporânea como possibilidade de gerar confronto entre realidade e ficção no âmbito na encenação. O trabalho está organizado em duas partes: a primeira parte foi estruturada a partir de formulações teóricas que ponderam acerca da concepção do real no
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/03/2012
-
8. Usina do Trabalho do Ator: (des)caminhos da criação
RESUMO Este artigo discorre sobre o processo criativo do grupo teatral gaúcho Usina do Trabalho do Ator - UTA. Para tanto, apresenta um panorama de alguns espetáculos produzidos pelo grupo desde sua criação e a partir dos quais se problematiza a noção de a(u)tor, como também da encenação como narração. Discute, ainda, a fronteira entre real e fic�
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2012-12
-
9. Diálogos sobre a Narração - É a nostalgia da fogueira, tenho certeza
RESUMO Reflexões sobre o teatro narrativo que tem na literatura de ficção sua base textual. Abordam-se aspectos como a passagem do livro para a cena, o uso de objetos, a espacialidade, a relação com o espectador, a composição gestual e o trabalho do ator, tendo como referência principal as experiências de encenação realizadas pela autora. O artigo
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2012-06
-
10. Encontro, condução e costura: a f(r)icção entre o diretor e o ator social nos documentários
O contato com a produção documental como diretor, acaba por me posicionar em um lugar privilegiado dentro da construção conceitual sobre esse gênero cinematográfico. Estar de frente com o personagem e vivenciar a sua importância no processo de produção de um filme me fez compreender a partir de um outro ponto de vista as etapas de concepção da obr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/12/2011
-
11. Transformações do literário: a politização do corpo e do desejo em Caio Fernando Abreu e Jaime Bayly
Resumo A articulação de uma epistemologia queer permite pensar a textualidade como o lugar de encenação de uma ficção política que questiona os regimes heteronormativos do sexo e do gênero, e propõe uma estratégia de resistência baseada tanto nos corpos e nos prazeres quanto nas políticas de representação e reinvenção das masculinidades e das
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2011-12
-
12. Narrativas da sexualidade: pressupostos para uma poética queer
A articulação de uma epistemologia queer permite pensar a textualidade como o lugar de encenação de uma ficção política que questiona os regimes heteronomativos do sexo e do gênero, e propõe uma estratégia de resistência baseada tanto nos corpos e nos prazeres quanto nas políticas de representação e reinvenção das masculinidades e das feminil
Revista Estudos Feministas. Publicado em: 2010-12