Encontro, condução e costura: a f(r)icção entre o diretor e o ator social nos documentários

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

15/12/2011

RESUMO

O contato com a produção documental como diretor, acaba por me posicionar em um lugar privilegiado dentro da construção conceitual sobre esse gênero cinematográfico. Estar de frente com o personagem e vivenciar a sua importância no processo de produção de um filme me fez compreender a partir de um outro ponto de vista as etapas de concepção da obra artística. Portanto, essa pesquisa procura entender, tendo como suporte o método interpretativo psicanalítico, esses três momentos específicos encontro, condução e costura de fundamental importância para o filme documental. O diretor e o personagem, dentro de uma relação de f(r)icção, colocam suas subjetividades em choque constante, e é justamente esse atrito e os diferentes caminhos que surgem é que proporciona a singularidade desse modo de produção fílmica tão complexa e rica de sutilezas. O que a câmera capta algo além da simples efígie, da representação e da encenação de quem cruza sua objetiva. Na pele, na carne fílmica, há também um mundo psíquico amplo que essa pesquisa procura evidenciar.

ASSUNTO(S)

psicologia encontro condução costura fricção/ ficção documentário subjetivação representação psicologia aplicada psicanálise e cinema documentário (cinema) - relações humanas subjetividade no cinema meeting conduction sewing friction/fiction documentary subjectivity representation

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