O SORRISO DE NANOOK E O CINEMA DOCUMENTAL E ETNOGRÁFICO DE ROBERT FLAHERTY
AUTOR(ES)
Gonçalves, Marco Antonio
FONTE
Sociol. Antropol.
DATA DE PUBLICAÇÃO
19/08/2019
RESUMO
Resumo A partir de uma leitura renovada do filme Nanook of the North (1922), de Robert Flaherty, tomamos o sorriso de Nanook como guia para rediscutir questões cruciais, que estão na base das discussões epistemológicas tanto do cinema quanto da antropologia: o problema da verdade/falsidade e ficção/realidade, o modo de produzir o conhecimento, a encenação da vida social, o ilusionismo e o anti-ilusionismo das representações sociais, os modos de representação do outro, o problema da indexicalidade das imagens como marcas de suas vinculações com o mundo.Abstract Starting from a new reading of Robert Flaherty's Nanook of the North (1922), I take the smile of Nanook as a guide to rediscuss crucial issues, revisiting essential problems that underlie the epistemological discussions of both cinema and anthropology: the problem of truth/falsity and fiction/reality, the way of producing knowledge, the staging of social life, the illusionism and anti-illusionism of social representations, the modes of representation of the other, or the problem of the indexicality of images as marks of their links with the world.
Documentos Relacionados
- Um olhar sobre o outro: a perspectiva sobre outras culturas na obra de Robert Flaherty
- Filmar as sensações: cinema e pintura na obra de Robert Bresson
- Representificação: as relações (im)possíveis entre cinema documental e conhecimento
- Robert Stam - Cinema, Literatura e a trajetória de uma metodologia de pesquisa
- Análise facial frontal em repouso e durante o sorriso em fotografias padronizadas. Parte II: Avaliação durante o sorriso