Conceito De Movimento Corporal
Mostrando 13-24 de 24 artigos, teses e dissertações.
-
13. O cuidado humano : ação de purificação / Human care: purification action
Este estudo tem origem numa disciplina de mestrado. O tema “banho”, como ato de cuidado, foi desenvolvido, inicialmente, na forma de movimentos. A estética do movimento corporal, ao som de música foi retratado graficamente, permitindo chegar aos construtos como: relação, contato físico, compartilhamento, prazer, satisfação, limpeza, reaproximaçã
Publicado em: 2010
-
14. Flow: o que é isso? um estudo psicológico sobre experiências ótimas de fluxo na consciência, sob a perspectiva da psicologia positiva / Flow: What is it? A psychological study on optimal experience of flow in consciousness, from the perspective of Positive Psychology
O presente trabalho visa compreender o que são as experiências de flow, investigando e verificando a qualidade da experiência subjetiva durante a prática de uma determinada atividade intrinsecamente motivadora (a dança-de-salão). Flow é um conceito desenvolvido por Mihaly Csikszentmihalyi, co-fundador do movimento conhecido como Psicologia Positiva, q
Publicado em: 2010
-
15. Movimento expandido: Confluência entre a dança e o teatro na criação do bailarino
Esta dissertação investiga a confluência entre a dança e o teatro na composição do bailarino, participante da criação e da cena. Baseando-se em um estudo teórico e em depoimentos concedidos por artistas de Belo Horizonte, que participaram de processos de criação envolvendo as interfaces entre o teatro e a dança, a pesquisa se interessa pela manei
Publicado em: 2008
-
16. Clarice Lispector e Julia Kristeva : dois discursos sobre o corpo
Propomos o exame das representações dos corpos de personagens nos romances de Clarice Lispector e de Julia Kristeva. Escolhemos três textos de Clarice Lispector Perto do coração selvagem, A paixão segundo G.H. e Água viva para sustentar o argumento do desaparecimento corporal que se esboça a partir da redução dos nomes próprios das protagonistas:
Publicado em: 2008
-
17. A relação ritmo-movimento no fazer musical criativo : uma abordagem construtivista na prática de canto coral
A presente pesquisa investiga a relação do movimento corporal na construção do conceito de ritmo a partir de um trabalho de composição coletiva, abrangendo os seguintes momentos: a) Composição rítmico-corporal; b) Representação gráfica; c) Entrevista individual; c) O aprendizado em grupo: a construção da performance. Este trabalho foi desenvolv
Publicado em: 2007
-
18. O movimento corporal na prática pedagógica do violino : um estudo com professores de adolescentes iniciantes
O presente trabalho teve como objetivo geral investigar a utilização do movimento corporal no ensino de violino para adolescentes iniciantes. Por meio de questionários, foi realizado um levantamento com 13 professores de violino do Centro de Educação Profissional – Escola de Música de Brasília, para verificar quais os problemas técnicos mais freqü
Publicado em: 2007
-
19. Confissões do corpo : composição cênica e diálogo poético com a literatura de Ana Cristina César
Este estudo propõe a pesquisa teórica e a experimentação prática de processos compositivos do ator-dançarino na construção de material cênico, estabelecendo relações com elementos constitutivos da obra literária de Ana Cristina Cesar. A pesquisa está alicerçada no conceito de trabalho sobre si mesmo, compreendido como uma idéia fundamental no
Publicado em: 2007
-
20. O papel das imagens nos processos de comunicação: ações do corpo, ações no corpo
O lugar da imagem nos processos de comunicação - essa se constituiu na ignição inicial para a pesquisa aqui apresentada. Para empreendê - la ficou claro ser necessário tratar imagem como um tipo específico de informação, no qual a transitoriedade ocupa papel central. Ao propor que toda comunicação seja pautada na transformação, traz-se um viés
Publicado em: 2007
-
21. Movimento vocal: a fonoaudiologia na formação do ator sob a inspiração de Rudolf Laban
O trabalho vocal diversificado nas escolas profissionalizantes de teatro, aponta para a necessidade de discutir diferentes propostas de aprimoramento para esse importante instrumento do ator. Por meio das experiências pessoais e profissionais percebi que não existe dissociação do trabalho vocal e corporal. O aluno de teatro precisa trabalhar sua percepç
Publicado em: 2006
-
22. Rolfing as a restorative element of the communication between body and environment: the conquest of the ground / O Rolfing como agente restaurador da comunicação entre corpo e ambiente: a conquista do chão
O objetivo desta pesquisa é mostrar que existe comunicação intrínseca, inequívoca e específica entre corpo e ambiente. Quando surgem silêncios e bloqueios é porque os processos de cognição e os processos perceptivos estão corrompidos. Para tanto, serão estudadas teorias da comunicação relativas ao conceito de corpomídia (Katz e Greiner, 2001 e
Publicado em: 2005
-
23. A ação corporal como matriz da comunicação e da cognição
O emprego de exercícios físicos para diagnosticar e tratar determinados distúrbios cognitivos baseia-se no fato de que a cognição não é um fenômeno puramente abstrato, mas ocorre como produto de uma integração de todos os mecanismos corporais fisiológicos, o psiquismo e o meio externo. Parte de um estudo teórico-prático que afirma o movimento co
Publicado em: 2003
-
24. Metodologia para descrição da orientação do corpo humano
A metodologia proposta neste trabalho apresenta uma solução para a definição da orientação do corpo humano, tanto em situação estática quanto durante o movimento, utilizando o conceito de elipsóide de inércia tal como é apresentado na Mecânica Clássica. Representamos o corpo por um objeto simples e único que conserva suas principais propriedad
Publicado em: 1994