Clarice Lispector e Julia Kristeva : dois discursos sobre o corpo

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Propomos o exame das representações dos corpos de personagens nos romances de Clarice Lispector e de Julia Kristeva. Escolhemos três textos de Clarice Lispector Perto do coração selvagem, A paixão segundo G.H. e Água viva para sustentar o argumento do desaparecimento corporal que se esboça a partir da redução dos nomes próprios das protagonistas: Joana, G.H. e a personagem- narradora sem referência nominal. Esse processo de redução parece habitar a composição romanesca de Kristeva, já que a autora escreve romances policiais como exercício de trabalhar a violência sobre um corpo destinado ao apagamento produzido pelo crime. O velho e os lobos (1991) e Possessões (1996) participam de um segundo discurso sobre o corpo que repercute sobre o pensamento teórico de Kristeva, sobretudo quando a autora desenvolve a relação do sujeito falante diante da técnica. O fio condutor de nossa análise sobre os destinos do corpo será a técnica, de acordo com as idéias de Kristeva expostas em Sentido e contra-senso da revolta (1996) e A revolta íntima (1997). No questionamento se é (ou não) pertinente falar sobre esse movimento em direção à perda do corpo, proporemos o exame da reação das escritoras de acordo com as alternativas possíveis. Trata-se de responder se Lispector e Kristeva são capazes de recriar o conceito-corpo para além da esfera intimista ou se elas praticam uma escrita ligada exclusivamente a interesses pessoais, sem produzir interferências efetivas no destino do pensamento ocidental.

ASSUNTO(S)

letras lispector, clarice - crÍtica e interpretaÇÃo literatura - anÁlise do discurso kristeva, jÚlia - crÍtica e interpretaÇÃo

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