Artistas Mercado
Mostrando 1-12 de 63 artigos, teses e dissertações.
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1. Get a Job, You Tramp! Deviance and Stigma in the Work of Street Artists and Its Organizing Implications
Resumo O nosso objetivo neste artigo é analisar o trabalho dos artistas circenses no semáforo a partir de um olhar sociológico. Diante disso, este texto busca contribuir para o avanço do debate sobre trabalho, indo além da perspectiva psicológica individualista que predomina na área de administração e nos estudos organizacionais. Assumindo o trabalh
Organizações & Sociedade. Publicado em: 2022
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2. MERCANTILIZACIÓN Y AUTENTICIDAD EN LA FRONTERA URUGUAYO-BRASILEÑA: EL PORTUÑOL EN EL SIGLO XXI
RESUMO A situação sociolinguística da fronteira uruguaio-brasileira está sujeita à regulamentação do Estado uruguaio desde o final do século XIX. Ao longo do século XX, diferentes políticas públicas, principalmente educacionais, foram implementadas para erradicar o português e a sua variedade dialetal, o portuñol. Com o impulso dos acordos polí
Trab. linguist. apl.. Publicado em: 2021-05
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3. Vida sociopolítica em mercados culturais na cidade de Porto Alegre
Resumo As possibilidades das tecnologias de informação e comunicação conjugadas com normas e regras do sistema global têm contribuído para a transformação dos mercados culturais, recriando concepções e arranjos entre arte-tecnologia-mercado. O artigo discute centralmente as implicações sociopolíticas dessas transformações nos mercados culturai
Soc. estado.. Publicado em: 06/05/2019
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4. COMO O TRABALHO FLEXÍVEL AFETA OS MÚSICOS ERUDITOS? O CASO DA ORQUESTRA DE CÂMARA THEATRO SÃO PEDRO DE PORTO ALEGRE
Resumo A flexibilização do trabalho atinge também o campo da música erudita. Muitos músicos atuam por projetos e têm múltiplos empregos, lidando com a incerteza econômica e a falta de garantias profissionais. Este artigo analisa os músicos da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, localizada em Porto Alegre e mantida somente com recursos privados,
Sociol. Antropol.. Publicado em: 2019-04
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5. Estrelas da arte contemporânea: uma análise sociológica da fama e da consagração através dos rankings nativos do Top Artists in the World
RESUMO O que os rankings dos "artistas visuais top" no mundo dizem sobre a construção social do valor dentro do domínio da arte contemporânea? Após uma análise histórica dos sistemas de avaliação de artistas, apresentamos a metodologia utilizada pelos quatro rankings que analisamos neste artigo: o Kunstkompass, o Artfacts, o Artnet e o Artprice. Em
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2017-04
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6. Da senzala ao palco: canções escravas e racismo nas Américas, 1870-1930
Este livro analisa o sucesso – nos teatros, nas partituras e na indústria fonográfica – das criações musicais de descendentes de africanos escravizados no Brasil e nos Estados Unidos, entre o final do século XIX e o início do XX. O diálogo entre essas produções revela a densidade dos trânsitos culturais no mundo atlântico e o protagonismo de músicos negros, como Eduardo das Neves e Bert Williams. Sua entrada nos circuitos musicais e artísticos, em meio à construção de estereótipos racistas, constitui exemplo do modo como esses artistas, com talento, ironia e humor, desafiaram e subverteram a inferiorização que lhes era imposta, tornando-se famosos no mercado musical do período. A obra disponibiliza 201 imagens, 47 fonogramas e 5 vídeos, permitindo ver e escutar ao mesmo tempo em que se realiza a leitura do texto.
Autor(es): Abreu, Martha
Editora da Unicamp. Publicado em: 2017
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7. Nenhuma ferida fala por si mesma. Sofrimento e estratégias de cura dos imigrantes por meio de práticas de ethnography-based art
Neste ensaio fotográfico, apresento “Woundscapes. Suffering, creativity and bare life”, uma exibição de arte baseada em etnografia, produzida de forma colaborativa por 11 antropólogos e artistas de diferentes países, cujo trabalho se concentra na reprodução de olhares e estereótipos pós-coloniais e de memórias individuais que são ligadas às r
Interface (Botucatu). Publicado em: 2016-09
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8. A questão do popular na música da Amazônia paraense da primeira metade do século XX
RESUMO O presente estudo aborda a atividade musical de artistas paraenses da primeira metade do século XX, centrado na reflexão sobre os sentidos de "popular" ensejados na repercussão da atuação intelectual e artística desses sujeitos. As pistas investigadas no trabalho foram coletadas em periódicos, registros memorialísticos e ensaios de folclorista
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2016-04
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9. O IMPACTO DA NACIONALIDADE NO MERCADO DE ARTE CONTEMPORÂNEO
Resumo A nacionalidade e o território afetam grandemente a fama artística, embora os atores no mundo contemporâneo da arte tendam a negar o fato. Os artistas mais reconhecidos geralmente pertencem a um seleto número de países ocidentais entre os quais o Reino Unido e a Alemanha, mas também os Estados Unidos, e ganham a parte do leão. Isso se reflete n
Sociol. Antropol.. Publicado em: 2015-12
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10. O caminho para a criatividade sustentável: autonomia móvel para além da automobilidade
ResumoComo os artistas podem permanecer autônomos e manter viva sua criatividade na sociedade contemporânea? Neste artigo afirmamos que o modelo individual do artista burguês não é mais suficiente para se fazer arte autônoma e para ser criativo a longo prazo. Se os artistas desejam permanecer móveis e autônomos, precisam construir estruturas organiza
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2015-12
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11. PROFISSIONAIS CRIATIVOS EM CIÊNCIAS E ARTES NA CIDADE DE PORTO ALEGRE
Resumo O artigo discute as relações entre criatividade e mercado, no contexto da chamada economia criativa. O argumento é o de que as atividades de criação dos agentes dependem de uma complexa combinação entre diferentes interesses e interações sociais, exprimindo-se sempre de forma contextual. Os profissionais criativos em ciências e artes tenderi
Sociol. Antropol.. Publicado em: 2015-12
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12. As dimensões sociais dos gêneros musicais: porque os sistemas de classificação comercial e não comercial variam
O objetivo do artigo é analisar a construção colaborativa de sistemas de classificação no campo da música popular e discutir de que forma podem diferir daqueles enunciados e orientados pela indústria da música até então. Portanto, comparou-se a classificação colaborativa da música popular que emerge na Internet com aquela utilizada pela Indústr
Transinformação. Publicado em: 2013-08