Artistas Mercado
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13. ARTE, TÉCNICA E MERCADO: ressonâncias da indústria fonográfica entre as descontinuidades da cibercultura / ART, TECHNICAL AND MARKET: resonances of the music industry between the discontinuities of cyberculture
Este trabalho discute as relações entre arte, técnica e mercado a partir de fenômenos sócio - culturais relativos à convergência entre os mercados musical e digital. Se, em um primeiro momento, a proliferação da pirataria musical no século XX tardio suscitou a ideia de que a dinâmica de metamorfoses das tecnologias digitais em rede decretariam a f
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/08/2012
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14. DISCOURSES ABOUT URBAN ART IN RIO DE JANEIRO: THE LEGITIMATION OF GRAFFITI IN THE STREETS AND GALLERIES / DISCURSOS SOBRE A ARTE URBANA NO RIO DE JANEIRO: A LEGITIMAÇÃO DO GRAFITE NAS RUAS E GALERIAS DE ARTE DA CIDADE
Este trabalho procura refletir sobre o crescimento e a consolidação do grafite no Rio de Janeiro. Uma das expressões da cultura hip-hop, o grafite surgiu nos Estados Unidos, na década de 1970. No início eram apenas assinaturas, que depois evoluíram para desenhos elaborados. São Paulo foi a primeira cidade brasileira onde este tipo de escrita urbana se
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 10/04/2012
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15. Brancas de almas negras? : beleza, racialização e cosmética na imprensa negra pós-emancipação (EUA, 1890-1930) / White women, black souls? : beauty, racialization and cosmetics in the post-emancipation black press (USA, 1890-1930)
Esta tese investiga as representações femininas presentes em propagandas de produtos de clareamento de pele (bleachings) e crescedores capilares (hair growers) da indústria cosmética, veiculadas pela imprensa afro-americana em Boston, Chicago e Nova York, cidades que, entre os anos 1890 e 1930, passaram por uma série de transformações sociais por cont
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/03/2012
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16. Do tempo dos sonhos à galeria : arte aborígine australiana como espaço de diálogos e tensões interculturais / From the dreaming to the gallery : Australian aboriginal art as a locus for intercultural dialogue and tension
A arte contemporânea dos povos indígenas da Austrália é um fenômeno sui generis e ainda pouco conhecido no Brasil. Ancora-se em práticas e valores tradicionais, e, ao mesmo tempo, está inserida nas instituições museológicas e no mercado de arte. Na Austrália, sua valorização e institucionalização vêm ocorrendo, gradualmente, desde os anos 197
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/03/2012
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17. Autoria, autenticidade e apropriação: reflexões a partir da pintura aborígine australiana
Os povos indígenas correspondem a apenas 2,5% da população da Austrália, mas, surpreendentemente, a proporção de artistas é muito maior entre indígenas do que entre brancos. Este artigo propõe uma reflexão a respeito das explicações para esse fenômeno e discute a recente inserção da arte indígena da Austrália em museus, casas de leilões e g
Rev. bras. Ci. Soc.. Publicado em: 2012-06
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18. Arte da paisagem e viagem pitoresca: romantismos entre academia e mercado
O artigo tem como centro o eixo Paris-Rio de Janeiro, estabelecido pela circulação de artistas e letrados, após a transferência da corte portuguesa para o Brasil, que configurou um sistema de duas colônias de franceses e brasileiros posicionados nos dois lados do Atlântico, sob a proteção de diplomatas e homens de Estado que atentaram para a importâ
Rev. bras. Ci. Soc.. Publicado em: 2012-06
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19. Fotografia e marketing: uma análise dos atrativos turísticos da cidade de João Pessoa-PB
A fotografia é um dos recursos mais utilizados e eficientes do marketing, como também é uma arte polissêmica e inesgotável de sentido; por isso permite diferentes leituras. Mesmo assim, existem aqueles que, por meio do controle e enquadramento, tentam organizar o seu significado. Haja vista as empresas de marketing. Outros, como é o caso dos artistas,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/08/2011
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20. Quem te viu, quem te vê : o samba pede passagem para os anos 1970 / Who saw you, who sees you : Samba seeks passage to the 1970s
Depois de ter experimentado certa queda de popularidade ao final da década de 1960, o samba voltou a aparecer com grande força no mercado da música dos anos 1970, revelando uma série de novos artistas e figurando constantemente nas paradas de sucesso do período. Todavia, uma parte desse repertório veio acompanhada por juízos negativos de alguns críti
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/08/2011
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21. Do cotidiano urbano à cultura: as canções de Caetano Veloso e de Chico Buarque / From urban daily life to culture: songs by Caetano Veloso and Chico Buarque
Ao constatar a persistência do paralelo entre Caetano Veloso e Chico Buarque, realizado por público, crítica e historiografia da música popular, este estudo parte da identificação e compreensão do processo de elaboração de suas representações artísticas, assim ultrapassando a noção de simples conflito ao apontar também para perspectivas comple
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/06/2011
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22. Correspondências - arte, técnica e processo histórico / Matches - art, technique and historical process
O objetivo desta tese é identificar alguns dos momentos da tradição artística visual moderna que pretenderam mapear a ascensão, a consolidação e a devastação do projeto de modernização do ponto de vista de suas vítimas no âmbito de um mercado no qual a arte e a cultura se consolidam, em passo acelerado, como mercadorias. A partir das demandas pa
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 14/06/2011
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23. A mediação cultural e a construção de uma vanguarda institucional: o caso da arte construtiva brasileira / Cultural mediation and the building of an institutional vanguard: the case of the brazilian constructive art
O presente trabalho levanta questões sobre algumas formas particulares de estruturação de um sistema profissional de produção cultural para as artes plásticas no eixo Rio de Janeiro São Paulo no período que coincide com um momento de florescimento político e econômico e se fortalece a partir da segunda metade dos anos 1940 e ao longo das décadas d
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/06/2011
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24. Arquitetos na cidade: espaços profissionais em expansão [Rio de Janeiro, 1925-35] / Architects in the city: expanding professional niches [Rio de Janeiro, 1925-35]
Esta pesquisa explora a atuação dos arquitetos no Rio de Janeiro entre os anos de 1925 e 1935, por meio do exame de alguns espaços profissionais que eles ocuparam, abriram e estabilizaram neste período de intensa modernização urbana e de reestruturação dos quadros político e cultural, nos âmbitos federal e municipal. Os assuntos apresentados foram
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/05/2011