Da senzala ao palco: canções escravas e racismo nas Américas, 1870-1930
AUTOR(ES)
Abreu, Martha
FONTE
Editora da Unicamp
DATA DE PUBLICAÇÃO
2017
RESUMO
Este livro analisa o sucesso – nos teatros, nas partituras e na indústria fonográfica – das criações musicais de descendentes de africanos escravizados no Brasil e nos Estados Unidos, entre o final do século XIX e o início do XX. O diálogo entre essas produções revela a densidade dos trânsitos culturais no mundo atlântico e o protagonismo de músicos negros, como Eduardo das Neves e Bert Williams. Sua entrada nos circuitos musicais e artísticos, em meio à construção de estereótipos racistas, constitui exemplo do modo como esses artistas, com talento, ironia e humor, desafiaram e subverteram a inferiorização que lhes era imposta, tornando-se famosos no mercado musical do período. A obra disponibiliza 201 imagens, 47 fonogramas e 5 vídeos, permitindo ver e escutar ao mesmo tempo em que se realiza a leitura do texto.
ACESSO AO ARTIGO
http://books.scielo.org/id/vp4jtDocumentos Relacionados
- Canções escravas, trânsitos musicais atlânticos e racismo nas Américas
- RISCO SOBERANO, VOLATILIDADE E PADRÃO-OURO: 1870¿1930
- The trials of masculinity: policing sexual boundaries 1870–1930
- Traumatic pasts: history, psychiatry, and trauma in the modern age, 1870–1930
- Transformações no espaço doméstico: o fogão a gás e a cozinha paulistana, 1870-1930