Recuperação da aprendizagem na disciplina matemática mediante jogos: experiência com alunos do 1 ano do ensino médio de uma escola pública cearense.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

A presente pesquisa objetiva contribuir com a reflexão acerca da importância da recuperação da aprendizagem como estratégia fundamental para o equilíbrio dos processos de ensino e de aprendizagem e para o ajuste idade-série, haja vista os baixos indicadores de desempenho escolar detectados nas avaliações do Sistema Permanente de Avaliação da Educação do Ceará SPAECE. Para isso, implementou-se uma proposta interventiva de recuperação mediante jogos pedagógicos, na disciplina Matemática, com alunos do 1 ano do Ensino Médio de uma escola pública cearense. Na fundamentação teórica, a temática da recuperação da aprendizagem escolar foi abordada em uma relação dialógica entre o que disciplinam a legislação educacional vigente, as diretrizes e orientações do MEC/SEDUC e os preceitos de estudiosos como Perrenoud (1999, 2000, 2001), Hadji (2001), Hoffman (2001), Luckesi (2001), Sousa (1995) e Vasconcelos (1995) - expressos pelas dificuldades enfrentadas no cotidiano escolar. Com relação ao emprego de jogos pedagógicos como estratégia de ensino, a pesquisa baseou-se nos estudos anteriores de Brenelli (1996), Kuenzer (org) (2001), Macedo, Petty e Passos (2000), Maranhão (1991), Moysés (1997) e Huizinga (1971). Utilizou-se como estratégia de pesquisa, com base nas contribuições de Cervo (2007), Gil (1999), Silva (1998), Lüdke e Marli (1986) e Yin (2005), o estudo de caso exploratório, em uma abordagem qualiquantitativa, com o propósito de testar e avaliar a proposta de recuperação da aprendizagem, mediante a utilização de jogos pedagógicos como recurso metodológico. Os resultados indicam ser possível despertar o interesse dos alunos pela Matemática, servindo-se de uma metodologia que estimule a ludicidade, a autoestima discente, o trabalho em grupo e a contextualização dos conteúdos. A análise dos dados evidenciou, especialmente, a melhoria da aprendizagem discente, com suporte na eficácia da recuperação da aprendizagem.

ASSUNTO(S)

pedagogical games recuperação da aprendizagem intervenção jogos no ensino da matemática - cascavel(ce) educacao jogos pedagógicos matemática(ensino médio) - estudo e ensino - cascavel(ce) intervenction aprendizagem learning recovery

Documentos Relacionados