Pedagogical Games
Mostrando 1-12 de 48 artigos, teses e dissertações.
-
1. Elaboração Conceitual por meio da Criação Colaborativa e Coletiva de Jogos Digitais na Perspectiva da Educação Inclusiva
RESUMO: Este artigo examina a elaboração de conceitos em crianças com e sem deficiências em atividades de criação de jogos digitais. O estudo apresenta o uso da tecnologia em uma abordagem pedagógica sustentada nas teorias de Vigotski relacionadas à elaboração conceitual, à imaginação e à criatividade na infância e nos estudos em design de jog
Rev. bras. educ. espec.. Publicado em: 25/11/2019
-
2. Ações de extensão universitária para translação do conhecimento sobre desenvolvimento infantil em creches: relato de experiência
RESUMO Objetivo Relatar a experiência de estudantes e docentes de um projeto de extensão universitária no planejamento e realização de oficinas educativas sobre desenvolvimento infantil com educadoras de creche. Método Relato de experiência alicerçado nos referenciais das Necessidades Essenciais das Crianças e na Teoria Bioecológica do Desenvol
Rev. esc. enferm. USP. Publicado em: 19/08/2019
-
3. O ano internacional da tabela periódica e o ensino de química: das cartas ao digital
Proclaimed by UNESCO the International Year of the Periodic Table of Chemical Elements in 2019 (IYPT 2019) will commemorate a remarkable series of important milestones in the history of the periodic table of chemical elements. The periodic table is a valuable instrument for chemistry teaching and their study is important in the development of key chemical co
Quím. Nova. Publicado em: 15/08/2019
-
4. Práticas Culturais e Jogos de Linguagem entre os Povos Xakriabá
Resumo O artigo analisa práticas culturais e jogos de linguagem entre os povos indígenas Xakriabá, Minas Gerais. A pesquisa foi realizada por meio de observação participante e entrevistas e focou a Folia de Reis, o Samba Chula e a Loa, caracterizando-as como formas multimodais de linguagem que, distanciando-se das práticas de oralidade cotidianas, comp
Educ. Real.. Publicado em: 04/04/2019
-
5. CONTINUING EDUCATION OF PHYSICAL EDUCATION TEACHERS: PEDAGOGICAL ACTIONS BY THE REGIONAL EDUCATION BOARD OF ILHÉUS
RESUMO O estudo teve como objetivo analisar as ações pedagógicas, para a qualificação da Educação Física escolar, documentadas pela Diretoria Regional de Educação - DIREC 06 Ilhéus (Bahia), no período de 2008 a 2011, nomeadamente as reuniões pedagógicas, os cursos de formação continuada e os jogos escolares. O estudo descritivo contemplou a a
J. Phys. Educ.. Publicado em: 01/04/2019
-
6. Teaching handball to players under-12: the perspective of Brazilian coaches
Abstract AIMS To reveal the pedagogical principles adopted by Brazilian coaches in teaching handball to the under-12 teams (U-12). METHODS The sample included six coaches with extensive coaching experience, whose reports were collected through semi-structured interviews. The data were treated and analyzed according to the Collective Subject Discourse (CSD)
Motriz: rev. educ. fis.. Publicado em: 08/01/2018
-
7. Aprendizaje Basado en Juegos Digitales en Niños con TDAH: un Estudio de Caso en la Enseñanza de Estadística para Estudiantes de Cuarto Grado en Colombia
The current situation of technological innovation in education introduces a new insight into digital games, highlighting their pedagogical value. Considering this panorama, we propose digital game based learning, more specifically with massive multiplayer online games, as a favorable setting to enhance performance by children with ADHD (Attention-Deficit Hyp
Rev. bras. educ. espec.. Publicado em: 2015-03
-
8. Fonologia e alfabetização: efeitos de um programa de intervenção para recuperação de alunos do 5 ano do Ensino Fundamental com atrasos na aprendizagem da linguagem escrita
The cognitive psychology has contributed much to the development of scientific knowledge about learning the written language. Pedagogical intervention programs demonstrate positive results in reading and writing with the use of procedures to develop phonological awareness, stimulating the individual s perception to the phonological structure of the language
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/10/2012
-
9. O jogo discursivo da inclusão : práticas avaliativas de in/exclusão na matemática escolar
This thesis aims at analyzing Mathematics teachers¿ evaluation practices, in an attempt to understand the constitutive rules of discursive game of inclusion working in these practices. To do so, I made a research inspired by Foucault, using analytical tools such as norm/normalization, governmentality and inclusion and exclusion - in /exclusion. I propose th
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
-
10. Vamos brincar?: continuidades e rupturas nas práticas curriculares da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental
This study seeks to identify, through analysis of activities understood as games, the continuities and ruptures in the curricular practices of the final year of Kindergarten and first year of nine-year Elementary School. It is part of the Line of Research Public Policies for Basic and Higher Education, within the research group Public Politicies of Curriculu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/08/2011
-
11. ROLE-PLAYING GAME AS A PEDAGOGICAL PROPOSAL FOR THE CO-CONSTRUCTION OF STORIES IN THE CONTEXT OF DEAFNESS / O ROLE-PLAYING GAME COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA DE CO-CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS NO CONTEXTO DA SURDEZ
O estudo consiste em mostrar e discutir o desenvolvimento e a implementação de uma proposta pedagógica de co-construção de histórias através do role-playing game (RPG) no contexto terapêutico-fonoaudiológico de letramento de surdos com orientação bilíngue. A pesquisadora, além de experienciar a prática do RPG e de desenvolver uma proposta do jo
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/04/2011
-
12. Jogos de empresa: aplicação à gestão da qualidade no ensino superior de química
Business games have become a popular choice of pedagogical technique for teaching in higher education. The objective of a business game is to offer students the opportunity to learn by doing, engaging them in a simulated experience of the real-world. This paper discusses how a business game has been played by undergraduate chemistry students in a Quality Man
Química Nova. Publicado em: 2011