Formação complementar do aluno de engenharia: estudo exploratório para identificar fatores que impactam a eficácia da aprendizagem de competências para gestão de carreira. / Complementary education of engineering student: exploratory study to identify factors that impact the effectiveness of learning on competencies for career management.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

07/02/2012

RESUMO

A necessidade de ampliar a formação dos alunos de Engenharia visando também desenvolver novas competências não técnicas tem sido anunciada de forma enfática por vários segmentos da sociedade, como entidades de classe, órgãos governamentais, educadores, pesquisadores e pelos próprios egressos quando se deparam com o mercado de trabalho. Essa, contudo, não é uma missão trivial para as escolas de Engenharia basta comparar volume de declarações e apelos sobre a importância dessa missão com o volume de ações institucionais efetivas. Trata-se, na verdade, de um grande desafio que implica mudança de paradigma e do projeto pedagógico, conforme se pode observar nos diversos trabalhos apresentados em congressos de ensino de Engenharia. Tendo em vista esse contexto, esta tese tem como objeto de estudo uma atividade complementar que pode contribuir para o desenvolvimento de algumas das novas competências requeridas do engenheiro: o programa de Gestão de Carreira &Mentoring, desenvolvido, desde 2002, no âmbito da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo como um serviço gratuito para formandos, egressos e novos docentes. Essa atividade complementar extracurricular serve de eixo a partir do qual se orienta e incentiva o aluno a refletir e agir em relação a questões como empregabilidade, autoconhecimento, desenvolvimento de competências, visão de futuro, projeto de carreira, alternativas de ocupações e educação continuada. Trabalho dessa natureza, pouco comum na grade curricular dos cursos de Engenharia no Brasil, pode contribuir significativamente para a formação do engenheiro com o perfil demandado pelas várias instâncias da sociedade, inclusive o mercado de trabalho. Para tal, a presente tese apresenta três estudos de casos com experimentos educacionais concernentes à referida atividade complementar e visa responder à seguinte pergunta de pesquisa: Que fatores impactam a eficácia de aprendizagem de atividades complementares desenvolvidas para preparar os alunos de engenharia para uma transição satisfatória para o mundo profissional?. Partindo de uma investigação teórica pautada nas teorias da Orientação Profissional e outras correntes teóricas e em uma análise qualitativa desses estudos de casos, identificaram-se três grupos de fatores, quais sejam: (1) fatores identificados empiricamente a partir dos estudos de casos; (2) Fatores teóricos baseados nas teorias da Orientação Profissional e (3) fatores teóricos baseados nas outras referências teóricas. Este estudo oferece às escolas de Engenharia um conjunto de conceitos, técnicas, processos e lições aprendidas que podem servir de referência para a incorporação dessas atividades, de forma transversal, em disciplinas afins (e.g. Introdução à Engenharia e Estágios).

ASSUNTO(S)

career guidance career management competências profissionais employability empregabilidade gestão de carreira mentoring mentoring orientação de carreira professional competences

Documentos Relacionados