Desenvolvimento de um gerenciador de diálogos e conteúdos para aprendizagem individualizada a distância / Developing a dialogue and content manager for an individualized distance learning.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

15/02/2011

RESUMO

A educação continuada é uma expressão que se refere à modalidade de ensino na qual a pessoa procura aprendizagem a vida inteira. Os cursos a distância não estão preparados para lidar com as singularidades de um aluno que busca esse tipo de educação, resultando em cursos que contém atividades de ensino que não são propostas de forma contextualizada à realidade do aprendiz. A tese propõe uma metodologia de trabalho para o EaD na qual o professor atua como orientador de estudo de cada aluno, percebendo as suas necessidades e o seu contexto de vida partir de diálogos assíncronos, possibilitando a criação e seleção de conteúdos e atividades de ensino que sejam contextualizadas a realidade do aprendiz. Para tentar resolver as questões técnicas e operacionais que são resultantes desta proposta, foi criado um software que implementa uma comunicação assíncrona entre professor e aluno e automatiza a execução de ações que devem ser realizadas pelo professor, liberando-o de executar tarefas repetitivas, e possibilitando ao docente concentrar-se na atividade criativa de individualização. Além disso, foi feita uma prospecção para determinar de que forma o paradigma atual da internet, chamada de WEB 2.0, pode auxiliar o professor nesse processo de individualização. O software foi testado com relação ao seu desempenho com alunos de dois cursos a distância, o que permitiu comprovar a eficiência do sistema.

ASSUNTO(S)

aprendizagem distance learning e-learning e-learning e-learning 2.0 educação education elearning 2.0 ensino a distância individualização individualization learning web 2.0 web 2.0

Documentos Relacionados