Athus: um framework para o desenvolvimento de jogos para TV Digital utilizando Ginga
AUTOR(ES)
Ricardo Mendes Costa Segundo
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
04/09/2011
RESUMO
O Ginga, middleware do Sistema Brasileiro de TV Digital, tem ganhado importância internacional, sendo adotado por diversos países da América do Sul e ao se tornar recomendação ITU para IPTV. Com isso, o sinal digital, irá ser recebido por mais televisores, levando vídeo de alta definição e áudio de alta qualidade aos telespectadores, como também a possibilidade de interagir com as aplicações televisivas. As possibilidades de interatividade destas aplicações são inúmeras: enquetes, acompanhamento de estatísticas em eventos esportivos, informações adicionais e complementares sobre novelas e seriados, entre outras. Dentre estas aplicações, um tipo que poderá tomar espaço são os jogos, os quais vêm ganhando destaque no mercado mundial em diversas plataformas. Eles possuem um caráter de entretenimento e desafio, variando de jogos simples, acessíveis a todos, a jogos mais complexos voltados a jogadores experientes. Criar uma ferramenta que auxilie no desenvolvimento de jogos para o Ginga se torna um passo importante para facilitar a produção de jogos que possam atingir milhões de pessoas não só no Brasil, mas em todos os países que adotarem o padrão brasileiro. Assim sendo, este trabalho apresenta o Athus, um framework de desenvolvimento de jogos voltado para a Televisão Digital. Para isto foi feito um estudo sobre os diversos aspectos dos jogos, tais como a indústria, formas de produção e categorias; e também, uma pesquisa acerca da produção dos jogos para a TV Digital no Brasil e no mundo. No decorrer do trabalho é mostrado como os jogos poderão ser utilizados sobre a plataforma Ginga, a construção e uso do framework e os resultados obtidos com sua utilização (jogos desenvolvidos e testes realizados com programadores).
ASSUNTO(S)
tv digital sbtvd framework ginga jogos ciencia da computacao ginga games framework sbtvd digital tv
ACESSO AO ARTIGO
http://bdtd.biblioteca.ufpb.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2119Documentos Relacionados
- Televisão digital movel para aplicações de governo utilizando Ginga NCL
- Contribuições para o desenvolvimento de aplicações interativas para TV digital baseadas em Ginga-NCL
- CoreKTV - Uma infraestrutura baseada em conhecimento para TV Digital Interativa: um estudo de caso para o middleware Ginga
- Framework para integração entre ambientes inteligentes e o sistema brasileiro de TV digital
- Forge 16V: Um Framework para Desenvolvimento de Jogos IsomÃtricos