Andre Bazin
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1. Chronos Sickness: digital reality in Duncan Jones’s Source Code
Abstract The advent of digital technologies unquestionably affected cinema. The indexical relation and realistic effect with the photographed world much praised by André Bazin (2005) and Roland Barthes (1986) is just one of the affected aspects. This article discusses cinema in light of the new digital possibilities, reflecting on Steven Shaviro’s conside
Ilha Desterro. Publicado em: 2017-04
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2. O cinema e a imagem verdadeira
Este artigo procura analisar a questão ontológica no cinema conforme teorizada por André Bazin a partir de novas pesquisas em História da Arte desenvolvidas por Hans Belting. Com os escritos deste autor, veremos que a crença na imagem cinematográfica ultrapassa o suporte técnico e sua gênese mecânica, conforme colocava Bazin, e tem sua origem na cul
ARS (São Paulo). Publicado em: 2013-12
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3. Deleuze, Bergson, Bachelard et Bazin,les ambigüités entre phénoménologie et sémiotique pour une théorie du temps filmique
The main purpose of this paper is to build a critical approach for the theoretical corpus of my doctoral studies on experiencing time through the effect of color in cinema. The paper seeks to establish a relationship between Gilles Deleuze and André Bazin's theories of time. My main goal here is to expose the issues and possibilities I encountered upon conf
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2013-12
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4. Moderno descoberto por filmes que pensam o cinema de Lumière ao pós-guerra
O objetivo da pesquisa é encontrar as possibilidades modernas que o cinema mesmo sinalizou ao longo de um período que vai do seu surgimento, com Louis Lumière em 1895, à crise da representação no pós-guerra, com obras de Orson Welles, Alfred Hitchcock e Jean Renoir. Dessa forma, queremos compreender de que modo a ideia de moderno presente nos filmes e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/01/2012
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5. BROADCAST NEWS AESTHETICS OF REAL AMATEUR VIDEOS: AUDIOVISUAL RJTV 1ST EDITION / TELEJORNALISMO, ESTÉTICAS DO REAL E VÍDEOS AMADORES: UM ESTUDO DE CASO DO RJTV 1ª EDIÇÃO
A presente pesquisa foi desenvolvida a fim de compreender aspectos desencadeantes do enfraquecimento do olhar em relação às imagens midiáticas. A fim de compreender este processo, foi elaborado um roteiro histórico, a partir do início do período denominado Modernidade, para que, então, fosse possível identificar nos produtos audiovisuais atuais as o
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/04/2011
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6. Cão sem dono: focalização e construção da Personagem na adaptação fílmica do romance Até o dia em que o cão morreu
A narratologia tem se mostrado um fecundo campo de estudo na reflexão da linguagem audiovisual. Isto porque, desde a sua origem, o cinema foi incumbido de exercer o papel de ser uma nova expressão artística capaz de contar histórias. Esta sua tendência adquire diferentes feições tendo em vista o contexto de produção e as diversas formas de articula�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 08/04/2011
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7. Análise da construção de personagens de personagens femininos na transmutação do romance La casa de los espíritus para o cinema. / Análisis de la construcción de personajes personajes las mujeres en la transmutación de la novela La casa de los spíritus para el cine.
A escritora chilena Isabel Allende é conhecida por suas contagiantes histórias onde o universo feminino, como a política são explorados e apresentados sob diversos pontos de vista. Esta abordagem de Allende se dá por sua proximidade com mulheres de temperamento e atitudes marcantes e pelo envolvimento de familiares seus na vida pública. Por isso, o pre
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/08/2010
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8. Superfície de imagens : o tema do olhar em Borges e em Cortázar
O presente trabalho analisa a presença do tema do olhar em dois contos fantásticos: "El Aleph", de Jorge Luis Borges, e "Las babas del diabo", de Julio Cortázar. Com base nas teorias da intertextualidade e da interdisciplinaridade, o trabalho trata de efetuar uma aproximação entre a Literatura e as teorias do cinema. À luz das reflexões de Serguei Eis
Publicado em: 2009
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9. Macabéa vai ao cinema: A hora da estrela e a Travessia da linguagem literária para a cnematográfica
Este trabalho busca ser um ponto de convergência entre duas linguagens de arte. Uma, resultante da cultura escrita e do texto personalíssimo de Clarice Lispector A Hora da Estrela, romance de 1977. Outra, produto da cultura da imagem e do som, qual seja, a arte cinematográfica a transposição criativa homônima da obra literária para o cinema, dirigida
Publicado em: 2008