O cinema e a imagem verdadeira
AUTOR(ES)
Jorge, Marina Soler
FONTE
ARS (São Paulo)
DATA DE PUBLICAÇÃO
2013-12
RESUMO
Este artigo procura analisar a questão ontológica no cinema conforme teorizada por André Bazin a partir de novas pesquisas em História da Arte desenvolvidas por Hans Belting. Com os escritos deste autor, veremos que a crença na imagem cinematográfica ultrapassa o suporte técnico e sua gênese mecânica, conforme colocava Bazin, e tem sua origem na cultura do Cristianismo que difunde a crença na imagem como prova da existência do Salvador, estabelecendo desta maneira uma identificação entre suporte material, representação e realidade que repercutirá no cinema.
ASSUNTO(S)
ontologia andré bazin realismo cinematográfico cristianismo
Documentos Relacionados
- Cinema e pulsão: sobre "Irreversível", o trauma e a imagem
- O pensamento gráfico no cinema: a construção e a representação da imagem cinematográfica
- A INSURREIÇÃO DA IMAGEM OU QUANDO O CINEMA VISITA RAOUL UBAC
- Romper a superfície da imagem - reflexões de Brecht sobre o cinema e a fotografia
- Imagem: do cinema para a performance