Moderno descoberto por filmes que pensam o cinema de Lumière ao pós-guerra
AUTOR(ES)
Leonardo Bomfim Pedrosa
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
26/01/2012
RESUMO
O objetivo da pesquisa é encontrar as possibilidades modernas que o cinema mesmo sinalizou ao longo de um período que vai do seu surgimento, com Louis Lumière em 1895, à crise da representação no pós-guerra, com obras de Orson Welles, Alfred Hitchcock e Jean Renoir. Dessa forma, queremos compreender de que modo a ideia de moderno presente nos filmes encontra a essência realista que diversos teóricos, como Ricciotto Canudo e André Bazin, impuseram ao tema.
ASSUNTO(S)
cinema comunicaÇÃo social cinema - histÓria modernidade filmes - crÍtica e interpretaÇÃo comunicacao
ACESSO AO ARTIGO
http://tede.pucrs.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3899Documentos Relacionados
- Quarto capítulo: A radiodifusão no pós-guerra
- As relações russo-brasileiras no pós-Guerra Fria
- Capítulo 9: O problema palestinense nos primeiros anos do pós-guerra
- A política africana do brasil no pós-guerra fria
- O direito ao trabalho para refugiados: características das políticas migratórias brasileiras do pós-guerra até 2019