Romance Realista
Mostrando 1-12 de 24 artigos, teses e dissertações.
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1. O olhar contemporâneo na releitura do moderno: A lição de anatomia do temível Dr. Louison
Resumo Partindo de elementos da literatura "policial de enigma" e dos traços mais marcantes das poéticas naturalista, realista, simbolista e decadentista, o presente artigo tem por objetivo mostrar como A lição de anatomia do temível Dr. Louison, de Enéias Tavares, um romance de "ficção alternativa" de viés retrofuturista steampunk, revisita poétic
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2016-08
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2. O papel da esposa no Brasil e em Portugal na década de 1930: sua representação nos romances A mulher que fugiu de Sodoma e Ana Paula
Resumo Como representação ficcional da realidade, o romance, sobretudo o do modo realista, não está alheio à conjuntura histórica em que é produzido e de que se ocupa. À luz dessa condição, investiga-se, em cotejo, como os romances A mulher que fugiu de Sodoma (1931), do escritor brasileiro José Geraldo Vieira, e Ana Paula (1938), do romancista po
Tempo. Publicado em: 2016-08
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3. Control y fugas en la era digital, en El delirio de Turing, de Edmundo Paz Soldán
Resumo Leitura do romance O delírio de Turing (2003) como avaliação estética do carácter totalitário das democracias neoliberais e de sua relação com as tecnologias. Estuda-se de que maneira Paz Soldán atualiza a reflexão sobre a luta entre os poderosos e os oprimidos, em um novo campo de batalha, que é o mundo virtual. O delírio de Turing compar
Alea. Publicado em: 2016-04
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4. Espaços ficcionalizados em Desterro, de Luis S. Krausz: um ensaio em geografia literária
A maioria dos textos ficcionais pode ser localizada geograficamente, no que diz respeito a cenário e enredo, sendo que essas localizações são concebidas de múltiplas maneiras, entre a imaginária e a realista. A partir dessa premissa óbvia, analiso o romance contemporâneo Desterro: memórias em ruínas (2011), de Luis S. Krausz, que oferece uma copios
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2015-06
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5. A carnavalização na teledramaturgia de Dias Gomes: a presença do realismo grotesco na modernização da telenovela
Este artigo mostra como O Bem Amado (1973) e Saramandaia (1976), ambas de Dias Gomes, se inscreveram dentro dos princípios estéticos do realismo grotesco e da carnavalização. A partir da teoria do romance bakhtiniana, são analisadas cenas daquelas telenovelas em que tais princípios se encontram na plenitude dos sentidos propostos. Essas produções for
Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun.. Publicado em: 2014-06
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6. Pinheiro Chagas, um escritor olvidado / Pinheiro Chagas, a forgotten writer
Este estudo tem por objetivo refletir sobre uma figura literária pouco estudada, Manuel Pinheiro Chagas (1842-1895), escritor português considerado pela crítica principalmente como romancista histórico. Ao eleger o romance histórico como narrativa romântica, parece que Chagas tenta disputar espaço com o romance realista/naturalista, mesmo depois da co
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/08/2012
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7. Fragmentos de um escritor: Ruffato em perspectiva(s)
A presente dissertação parte da investigação de discursos que rondam a figura do escritor contemporâneo Luiz Ruffato. O objetivo do trabalho foi analisar algumas proposições do autor que sobressaem em entrevistas, depoimentos e críticas a respeito de sua produção e contrapô-las à análise do romance Inferno Provisório. Nesse sentido, nos utiliza
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/08/2012
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8. À roda de Brás Cubas : literatura, ciência e personagens femininas em Machado de Assis / Aroud and about Brás Cubas : literatura, science and female characters in Machado de Assis
O romance Memórias póstumas de Brás Cubas foi publicado pela primeira vez em 1880, de forma seriada na Revista Brazileira. Nesta dissertação analisou-se essa obra machadiana em seu suporte original com o intuito de perceber com quais temas o texto literário dialogava e quais interpretações ele pode ter suscitado entre seus primeiros leitores. Dessa f
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/02/2012
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9. Por uma ficção autoconsciente: a transposição do romance Dom Casmurro para a minisérie Capitu
O artigo discute a possibilidade de leitura de duas tradições nos romances, uma realista e outra autoconsciente, as quais se norteiam pelo modo como o gênero romanesco interpretou o conceito de verossimilhança ao longo de sua história. Tal percurso de reflexão possibilitou um estudo da minissérie televisiva Capitu (2008), de Luiz Fernando Carvalho - t
Machado Assis Linha. Publicado em: 2012-06
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10. Cinema utópico: a construção de um novo homem e um novo mundo
O cinema, desde seus primórdios, prefigurou o espaço cibernético como um novo espaço imaterial construído coletivamente. A concepção desse outro lugar não físico para o qual o homem poderia migrar estabelece para o cinema e para o ciberespaço uma relação direta com as utopias. Na acepção do romance filosófico de Thomas More, a Utopia define-se
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/06/2011
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11. A questão do narrador realista-naturalista e a alegoria histórica: Adolfo Caminha, Aluisio Azevedo (o coruja) e Graciliano Ramos (Caetés, Angústia e Vidas Secas) / The question from narrator\ s realist-naturalist and historical allegory: Adolfo Caminha, Aluisio Azevedo (O Coruja) e Graciliano Ramos (Caetés, Angústia, Vidas secas).
Esta tese se propõe discutir a questão da alegoria histórica em romances do naturalismo brasileiro (Adolfo Caminha e Aluisio Azevedo) e em três romances (Caetés, Angústia, Vidas secas) de Graciliano Ramos. Partindo do princípio de que a alegoria histórica só pode ser efetuada a partir de um narrador interessado, ou seja, de um narrador que, através
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/05/2011
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12. O bruxo e o ilusionista: Machado de Assis e seu leitor Woddy Allen / The wizard and the ilusionist: Machado de Assis and his reader Woody Allen
A presente tese tem como intuito investigar as relações entre as narrativas de Machado de Assis e de Woody Allen, autores de épocas e culturas bastante distintas. No entanto, através da análise do papel da ironia na obra de ambos tornou-se possível aproximar Memórias póstumas de Brás Cubas, romance de 1881 de Machado, e Stardust Memories, filme lan�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 21/03/2011