Richard Serra
Mostrando 1-11 de 11 artigos, teses e dissertações.
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1. Justaposição, repetição, dança
Resumo O ensaio aborda os trabalhos que Richard Serra apresentou em exposição realizada no Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro, em 2014, e discute o trânsito notável entre desenho e escultura presente em sua obra, do qual frequentemente resultaram desenhos marcados por qualidades escultóricas, tais como solidez, massa, peso, leveza, fluidez e, i
ARS (São Paulo). Publicado em: 2018-04
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2. Corpocircuito: uma poética de múltiplos na precariedade do equilíbrio / Cuerpocircuito:una poética de multiples en la precariedad del equilibrio
CUERPOCIRCUITO designa una investigación en poéticas visuales, cuyo abordaje metodológico en procesos de creación se apoya conceptualmente en la Teoría de la Formatividad de Luigi Pareyson que propone énfasis en el hacer; en la Crítica Genética de Cecília Salles que piensa el proceso como un sistema complejo de redes y en su perspectiva de análisis
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/05/2011
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3. À margem da rua: o novo espaço público
Este artigo aborda as transformações ocorridas no espaço público em razão do papel que os museus de arte contemporânea passaram a desempenhar atualmente nas cidades.
ARS (São Paulo). Publicado em: 2010
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4. Topolitossequências de solos do Alto Paranaíba: atributos físicos, químicos e mineralógicos
Pouco se conhece sobre a diferenciação pedogenética no Alto Paranaíba (MG), quando são comparados materiais de composição química tão variada, como tufitos, rochas ígneas alcalinas e ultramáficas e carbonatitos, todos de ocorrência na região. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo caracterizar física, química e mineralogicamente os solo
Revista Brasileira de Ciência do Solo. Publicado em: 2009-12
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5. Um debate americano: mediação, escultura e arquitetura - sobre a entrevista de Peter Eisenman a Richard Serra em 1983
O artigo analisa uma entrevista do artista Richard Serra feita por seu conterrâneo, o arquiteto Peter Eisenman, em 1983. Ambos já tinham prestígio em suas áreas, o que resultou em um embate de ideias bem fundamentadas e franca-mente divergentes, cujas colateralidades procuraremos investigar. Destacam-se da entrevista as suas discussões centrais: parte-s
ARS (São Paulo). Publicado em: 2009-06
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6. Memórias de Chuva
A presente dissertação tem como referencial poético o ciclo da cigarra. É a partir deste pressuposto que se desenvolve, simultaneamente, o trabalho prático e teórico. A Semiótica Greimasiana ou Semiótica Discursiva, foi a opção metodológica de leitura das imagens e análise dos trabalhos pessoais. O primeiro capítulo aborda a idéia paradoxal de
Publicado em: 2009
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7. Espaço fluido
O termo Espaço Fluido está sendo por mim proposto para pensar obras que, ao serem instaladas, incorporam o espaço de apresentação, bem como o espectador. A realização de propostas artísticas a partir de sua relação específica com o lugar vem se apresentando, desde o final dos anos 50, constituindo-se fundamental para a inserção e a experiência
Publicado em: 2007
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8. ARQUITETURA ENTRE ESCULTURA: UMA REFLEXÃO SOBRE A DIMENSÃO ARTÍSTICA DA PAISAGEM CONTEMPORÂNEA / ARCHITECTURE BETWEEN SCULPTURE: AN APPROACH TO THE ARTISTIC DIMENSION OF CONTEMPORARY LANDSCAPE
Arquitetura entre Escultura: uma reflexão sobre a dimensão artística da paisagem contemporânea busca uma aproximação entre as obras de escultores e arquitetos após os anos 1960, no âmbito internacional, com o objetivo de traçar possíveis caminhos de diálogo entre ambas as disciplinas diante do desafio de se inserirem na multiplicidade da Paisagem
Publicado em: 2006
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9. Trabalhos de escala ambiental: da escultura moderna a situações contemporâneas / Trabalhos de escala ambiental: da escultura moderna a situações contemporâneas
O projeto de pesquisa analisa os rumos do pensamento escultórico moderno em direção a uma escala ambiental, processo que tem origem no final do séc. XIX, momento em que a obra A Porta do Inferno, de Auguste Rodin, modifica o espaço narrativo clássico, rompendo com a premissa do monumento e passando a pleitear cada vez mais uma imersão da obra no espa�
Publicado em: 2006
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10. RICHARD SERRA: GÊNESE E CONTEXTO / RICHARD SERRA: BEGINNINGS AND CONTEXT
A tese é uma análise da obra do escultor americano Richard Serra baseada no contexto cultural de onde surgiu e nos elementos formadores desse mesmo contexto, como a herança puritana da América protestante e os primórdios de sua filosofia. O empirismo de David Hume é compreendido como fundamento para o pragmatismo, que se desenvolve a partir dos ensaios
Publicado em: 2005
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11. RHYTHM AND CHAOS: URBAN TEMPORALITIES IN THE WORKS OF PIET MONDRIAN AND RICHARD SERRA / RITMO E CAOS: TEMPORALIDADES URBANAS NAS OBRAS DE PIET MONDRIAN E RICHARD SERRA
The works of Piet Mondrian and Richard Serra are profoundly related to the metropolis. Their works embrace different urban temporalities elapsed in the twentieth century. They were directly and indirectly influenced by music and dance, temporal arts equally confined to the urban phenomenon. Mondrian identifies the universal balance premises of his neoplastic
Publicado em: 2003