Representacao Filmica
Mostrando 1-12 de 31 artigos, teses e dissertações.
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1. A Escuta de Jovens em Filmes de Pesquisa
Resumo: Apresenta-se trajetória de um grupo de pesquisa dedicado à produção de conhecimento sobre jovens de espaços populares no contexto de produção de filmes de pesquisa. Dois filmes são descritos e interpretados com especial destaque aos dispositivos utilizados para colocar em diálogo as narrativas de si e contextos de vida e sociabilidade de jov
Educ. Real.. Publicado em: 2017-06
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2. A cortina rasgada: o cinema de Alfred Hitchcock e a teoria da imagem em Sigmund Freud
O presente trabalho parte da premissa de que o suspense, tal como representado na obra do cineasta Alfred Hichtcock, figurabiliza um modo de funcionamento do aparelho psíquico análogo àquele demarcado no modelo freudiano. Ao articular o cinema de Hitchcock à dimensão da imagem em Freud propõe evidenciar determinada autonomia do registro imagético na t
Psicol. clin.. Publicado em: 2014-12
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3. "Realismo" e subalternidade na narrativa brasileira contemporânea: o caso de Tropa de elite
O artigo discute uma narrativa cinematográfica brasileira, Tropa de elite, de José Padilha, que tanta polêmica causou no país desde o seu lançamento. Para tentar compreender as forças de poder em jogo tanto na narrativa como na recepção do filme, busca-se contextualizar Tropa de elite em relação à cinematografia contemporânea hollywoodiana, a uma
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2013-06
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4. A paisagem narrativa do nordeste e dos nordestinos nos filmes de Vladimir Carvalho / The narrative landscape of Northeast and northeasterns in the movies of Vladimir Carvalho
A paisagem narrativa é um conceito abstrato de movimento que se concretiza na observação da paisagem física, histórica e geográfica, assim como na paisagem fílmica. Aqui, a paisagem geográfica é analisada sob o ponto de vista de uma geografia retrospectiva, numa leitura de narrativização, a partir das imagens de filmes documentários. Essa leitura
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/08/2012
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5. Envelhecimentos e velhices: novos olhares sobre a representação do feminino em filmes brasileiros contemporâneos / Aging and old age: new perspectives on the representation of the feminine in contemporary Brazilian films
A partir da relação que se estabelece entre representação midiática e construção identitária, objetivou-se neste trabalho analisar a representação da velhice e do envelhecimento no cinema brasileiro, problematizando essa singularidade na construção cinematográfica da identidade de gênero. Reconhecendo o discurso patriarcal como prática hegemô
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 13/08/2012
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6. WOODY ALLEN: FROM HIS ORIGINS TO FILMS FROM NEW YORK / WOODY ALLEN: DE SUAS ORIGENS AOS FILMES DE NOVA YORK
Esta pesquisa apresenta a trajetória de Woody Allen desde sua formação de comediante até o final da década de 1970, quando co-escreveu, dirigiu e estrelou dois de seus filmes mais emblemáticos ambientados em Nova York: Noivo neurótico, noiva nervosa (Annie Hall, 1977) e Manhattan (1979). A primeira parte introduz suas origens, a influência da comédi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/03/2012
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7. APROPRIAÇÃO E REUTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS CULTURAIS: PRÁTICAS SERIALIZANTES EM AMAZONA, DE SÉRGIO SANTANNA / APPROPRIATION AND REUSE OF CULTURAL WASTE: SERIALIZATED PRACTICES IN AMAZONA, BY SÉRGIO SANTANNA
Esta pesquisa teve por objetivo analisar na obra Amazona, do escritor brasileiro Sérgio SantAnna, de que modo as novas formas literárias da contemporaneidade vêm se valendo de procedimentos de representação serializantes, próprios dos discursos e/ou veículos provenientes do âmbito da cultura de massa. O primeiro capítulo busca situar a escritura lit
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/03/2012
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8. Encontro, condução e costura: a f(r)icção entre o diretor e o ator social nos documentários
O contato com a produção documental como diretor, acaba por me posicionar em um lugar privilegiado dentro da construção conceitual sobre esse gênero cinematográfico. Estar de frente com o personagem e vivenciar a sua importância no processo de produção de um filme me fez compreender a partir de um outro ponto de vista as etapas de concepção da obr
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 15/12/2011
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9. A representação da ditadura militar nos filmes brasileiros longa metragem de ficção : de 1964 a 2010
A presente tese analisa a representação da ditadura militar nos longas-metragens de ficção brasileiros desde o golpe de 1964 até o ano de 2010. Evidenciamos que três elementos representam simbolicamente o governo militar: a tortura, o militar e o militante da esquerda. Partindo dessa premissa, estudamos as variações e as possibilidades de representa�
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/12/2011
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10. Segregação socioespacial e turismo: estudo da representação fílmica criada pelos turistas e residentes sobre Natal Rio Grande do Norte
This study emerges and develops, from a note by Italo Calvino, who in his novel Invisible Cities advised to avoid saying "that sometimes different cities follow on the same site and with the same name, born and die without knowing, without communication among itself ". The research with a transdisciplinary work ( using elements of sociology, anthropology, ge
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/06/2011
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11. O eu e o outro na representação fílmica da favela: uma análise de 5X Favela: Agora por Nós Mesmos e Cidade de Deus / Self and other filmic representation of the slum: an analysis of 5X Favela: Now for Ourselves and City of God
Este estudo faz a análise fílmica dos longa-metragens 5X Favela Agora por nós mesmos (2010), Cinco Vezes Favela (1962) e Cidade de Deus (2002), buscando verificar se existem diferenças entre os diferentes olhares sobre determinados grupos (classe média e moradores da favela) sociais e entre estes e o olhar desses grupos sobre si mesmos. Os filmes em que
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/05/2011
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12. O eu e o outro na representação fílmica da favela: uma análise de 5X Favela: Agora por Nós Mesmos e Cidade de Deus / Self and other filmic representation of the slum: an analysis of 5X Favela: Now for Ourselves and City of God
This study makes a analyses of feature-length films 5X Favela Agora por nós mesmos (2010), Cinco Vezes Favela (1962) and Cidade de Deus (2002) in order to verify if there are differences between the way different social groups see one another. Those films represent the favelas (slums) from two perspectives: by the outsiders‟ and the insiders‟ po
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/05/2011