APROPRIAÇÃO E REUTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS CULTURAIS: PRÁTICAS SERIALIZANTES EM AMAZONA, DE SÉRGIO SANTANNA / APPROPRIATION AND REUSE OF CULTURAL WASTE: SERIALIZATED PRACTICES IN AMAZONA, BY SÉRGIO SANTANNA
AUTOR(ES)
Carine Daniele Franke
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
09/03/2012
RESUMO
Esta pesquisa teve por objetivo analisar na obra Amazona, do escritor brasileiro Sérgio SantAnna, de que modo as novas formas literárias da contemporaneidade vêm se valendo de procedimentos de representação serializantes, próprios dos discursos e/ou veículos provenientes do âmbito da cultura de massa. O primeiro capítulo busca situar a escritura literária de Amazona dentro de um cenário cultural em fase de esgotamento, que opera o enfraquecimento dos modelos ilustrados de representação e possibilita a emergência de novas formas literárias, que primam pela apropriação, pelo desvio, pela reescritura, pela secundariedade, pela simulação. No segundo capítulo, que trata dos procedimentos de hibridização discursiva presentes em Amazona, o objetivo é destacar a influência, na tessitura narrativa da novela, de imagens e procedimentos de composição caracteristicamente folhetinescos, mapeando os aspectos nos quais a narrativa se assemelha ou se conforma ao discurso serializado dessa literatura de entretenimento. A partir dessas considerações, torna-se possível, então, já no último capítulo, determinar de que modo a narrativa se apropria desses discursos com o intuito de reciclá-los e ressignificá-los, à medida que os retira de seu meio de origem e os insere em um novo contexto de produção. Por outro viés, se é notória em Amazona a tentativa de configurar uma novela que se comporta e em muitos aspectos simula as típicas narrativas de matriz folhetinesca, também é possível que se observe a incorporação ao universo ficcional de instâncias discursivas diretamente provenientes do âmbito cinematográfico. A Sétima Arte atua, assim, em Amazona, de modo a influenciar boa parte da organização narrativa, marcando a construção de narrador, personagens, tempo e espaço e abrindo margem à formação de uma escritura que tende em muitos aspectos para a realização fílmica.
ASSUNTO(S)
narrativa-simulacro estratégias serializantes cultura de massa hibridização discursiva amazona letras serialized strategies discursive hybridization amazona mass culture narrativesimulacrum
ACESSO AO ARTIGO
http://coralx.ufsm.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4341Documentos Relacionados
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