Religiosidade Popular Catolica
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1. Santos e sacramentos no cotidiano dos trabalhadores de Macapá (1948-1964)
Resumo Entre 1948 e 1964, a Igreja Católica ampliou rapidamente sua envergadura institucional no Território Federal do Amapá. Neste território, ocorreu a chegada de missionários italianos e a consequente formação de diversas paróquias. Os párocos procuraram então depurar as práticas religiosas dos leigos, seguindo os rígidos princípios da ortodo
Tempo. Publicado em: 2015-12
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2. Mulheres negras da montanha: a religiosidade das benzedeiras de Rio de Contas
Ao escrevermos nesse texto sobre as mulheres negras e benzedeiras das montanhas de Rio de Contas BA abordaremos a benzedura, talvez, sob um aspecto nunca antes estudado. Nossa pesquisa se realiza sobre um tripé que se apresenta como eixos capítulos que procuram responder à relação das benzedeiras negras de Rio de Contas de suas antepassadas pela oralida
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/10/2012
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3. Romeiros e devotos do padre Cícero: investigação psicanalítica de processos psicológicos da vida religiosa
Ao longo da história, a religião, com sua gama de significados, despertou e vem despertando, cada vez mais, o interesse de pesquisadores das mais variadas áreas, incluindo a psicanálise, começando mesmo com o próprio Freud. Sua obra nos oferece inúmeras contribuições para a compreensão de tal fenômeno. Tais contribuições vão desde um discurso m
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/08/2012
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4. Esperança e religião
Este artigo desenvolve três modelos de relacionamento com o sobrenatural. Primeiramente, o ritual de aposta, pelo qual o indivíduo se assegura de ter feito o que era possível fazer para evitar um perigo. A natureza detalhada da preparação do ritual é essencial, assim como a rede social que se tece ao redor do rito. Segundo, focaliza a relação de troc
Estud. av.. Publicado em: 2012-08
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5. Ex-votos e poiesis: representações simbólicas na fé e na arte / Ex-votos and poiesis: symbolic representations of faith and art
A tese Ex-votos e Poiesis: representações simbólicas na fé e na arte procura analisar as imagens votivas que são representações da fé católica popular, materializadas em painéis pictóricos, objetos escultóricos, fotografias e demais objetos meras coisas do cotidiano, re-significados em ex-votos e expostos em salas de promessas. Por meio da iconog
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 09/12/2011
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6. Protagonismo juvenil: conexões e heranças culturais e religiosas do Contestado / Juvenile leadership: connections and religious cultural heritages of the Contestado
Esta tese foi desenvolvida na perspectiva metodológica das Ciências da Religião e contempla vários olhares, especialmente o da História, o da Antropologia e o da Sociologia. Ela procura apresentar os aspectos mais relevantes da Guerra do Contestado, considerando nela a importância da mensagem místico-profética de São João Maria e da participação
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 19/04/2011
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7. Tradição e fé : memórias e histórias de uma religiosidade popular na Paraíba do século XX / Tradition and faith : memories and histories of a popular religiousnesness in 20th. century Paraíba
As expressões de cultura de tradição oral têm sido estudadas sob perspectivas distintas, desde as que estabelecem uma relação de inferioridade frente às expressões de tradição escrita ou as que lhe atribui uma autonomia e pureza de sentido. Nesse estudo, Os contos populares, os folhetos e os sermões de frei Damião, como exemplos dessas expressõe
Publicado em: 2011
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8. O Divino e o Encantado: um estudo etnográfico sobre a festa açoriana do Espírito Santo no subúrbio do Rio de Janeiro / The Divine and the Encantado: an ethnografic study on the feast of the Holy Spirit in the suburb of Rio de Janeiro
Este trabalho de pesquisa apresenta a festa do divino espírito santo açoriana, realizada em uma Devoção Particular (Irmandade) localizada no bairro do Encantado, zona norte da cidade do Rio de Janeiro. A Festa do Divino é uma festa popular, católica e originária da Península Ibérica que vem sendo realizada, há alguns séculos, em várias partes do
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/10/2010
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9. O dualismo na teologia cristã: a deformação da antropologia bíblica e suas conseqüências
A pesquisa se propõe averiguar algumas das conseqüências práticas para a história do Cristianismo em face do influxo do dualismo platônico sobre a teologia cristã. Sobretudo, no que diz respeito à relação da Igreja com o mundo da cultura. Parte-se do princípio que a combinação destes dois elementos deu origem a uma teologia platonizada o que cau
Publicado em: 2010
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10. Diabos (diálogos) intermitentes: individualismo e crítica à instituição religiosa em obras de Eça de Queirós / Devils (dialogues) intermittent: individualism and criticism to the religious institution in Eça de Queirósworks
Entre os inúmeros personagens criados e eternizados por Eça de Queirós ao longo de sua produção, o diabo talvez seja aquele que menos recebeu atenção das análises críticas voltadas às obras do escritor. Longe de ser uma personagem dita marginal, pois está presente desde os primeiros textos até as obras derradeiras desenvolvidas por Eça, o diabo
Publicado em: 2010
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11. A SENHORA LUZ, A SENHORA GUIA: NA FESTA O ENTRECRUZAR DA HISTÓRIA, RELIGIÃO E CULTURA POPULAR NA POVOAÇÃO DO BACALHAU - GO
Uma expressão cultural significativa para a identidade cultural dos moradores da região do Bacalhau é a festa de Nossa Senhora da Guia. Para entender as práticas religiosas introduzidas ali, procuramos compreender como e quando surgiu a povoação, percorrendo os contextos social, político e o econômico como vieses que se entrecruzaram. Vimos que os pi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/01/2009
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12. ESTRELA DO ORIENTE: UMA FOLIA DE REIS DO SETOR PEDRO LUDOVICO GOIÂNIA, GOIÁS
Este trabalho tem um duplo objetivo. No primeiro momento procura-se estudar a história e o desenvolvimento da Folia de Reis Estrela do Oriente que se originou na zona rural, no município de Itaberaí, Goiás, no início do século XX. Em 1962 a folia foi transferida para Goiânia, sendo reanimada em 2004, com sede em Aparecida de Goiânia. Em 2008, a sede
Publicado em: 2009