Producao Artistica
Mostrando 1-12 de 492 artigos, teses e dissertações.
-
1. Contexto como espaço de criação e cocriação: um olhar sobre obras de Bakhtin e o Círculo
RESUMO Este artigo objetiva tratar do sentido de contexto em obras de Bakhtin e o Círculo. O corpus de pesquisa são as edições das obras assinadas por Volóchinov, Bakhtin e Medviédev publicadas no Brasil. Partimos de uma imagem recorrente sobre um espaço de criação e cocriação na produção de sentidos, identificado como comunicação discursiva,
Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso. Publicado em: 2022
-
2. A produção europeia de Alberto da Veiga Guignard: anos 1919-1929
RESUMO A formação artística de Alberto da Veiga Guignard tem sido reconstituída a partir de fontes secundárias, já que quase todas as obras produzidas em seus anos de estudo na Alemanha, Itália e França se perderam na Europa. Em geral, leva-se em conta o tipo de formação praticada na Academia de Belas Artes de Munique, os quadros de antigos mestres
ARS (São Paulo). Publicado em: 2022
-
3. Os cinemas negros brasileiros e a transformação da imagem: percursos de um termo estético-político
Resumo O presente artigo discute os processos históricos, políticos e sociais que favoreceram a difusão de festivais, mostras, encontros, cineclubes e coletivos de cinema/audiovisual negro na última década no Brasil. O texto aponta como a maior formação técnica e artística de pessoas negras diante da democratização e expansão do ensino superior,
Sociedade e Estado. Publicado em: 2022
-
4. How Did Neo-Concretism End?
Resumo Neste artigo, Nicholas Brown analisa a trajetória de Hélio Oiticica desde seus trabalhos da década de 1950, alinhados às pesquisas da vanguarda neoconcreta, até sua obra dos anos 1970, demonstrando como o componente da experiência, tematizado na produção tardia de Oiticica, encontra-se implícito à objetividade do seu trabalho inicial, numa e
ARS (São Paulo). Publicado em: 2022
-
5. Contra a Arte Bruta: sofrimento mental, segregação e arte contemporânea
O artigo apresenta o conceito “Arte bruta” e acompanha suas principais articulações nos campos da arte e saúde mental até a década de 1960. Em uma análise crítica, explicita-se como este, apesar de incitar à valorização do material artístico produzido por pacientes psiquiátricos e outros artistas fora do circuito erudito, contribui para uma c
Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental. Publicado em: 2022
-
6. PRODUÇÕES ARTÍSTICAS DE U.S. LATINX: DEMOLINDO FRONTEIRAS E DESMANCHANDO ESTEREÓTIPOS
Resumo O fato de U.S. Latinx viverem “entre dois mundos” torna a sua produção artística um elemento pujante para a obtenção de alicerces em sua busca por inclusão e igualdade. As angústias desses artistas estão relacionadas a uma vasta gama de aspectos sociais e identitários. Desejosos de realizar o American Dream, esses imigrantes e seus descen
Ilha do Desterro. Publicado em: 2022
-
7. The Rusty Butler archive: revelations of cultural repression during the brazilian military dictatorship
RESUMO Os vinte e um anos da ditadura militar no Brasil (1964-1985) foram marcados por severa repressão, pois os censores governamentais procuravam controlar a mídia e a produção artística. Durante esses anos tensos, como tem sido bem documentado, jornalistas, acadêmicos, escritores e artistas às vezes lutaram por dar voz a sua oposição ao controle
Revista Brasileira de Literatura Comparada. Publicado em: 2022
-
8. Do pioneirismo brasileiro da pesquisa em arte ao fenômeno mundial da “artistic research”
RESUMO O pioneirismo em defesas de produção artística do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (PPGAV/ECA/USP), criado em 1974, e o grande número de artistas-pesquisadores nos diversos programas que atualmente contemplam a pesquisa do artista colocam o caso brasileiro como um dos p
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2021-08
-
9. Da história econômica à poesia: um conjunto diverso, plural e instigante
RESUMO O pioneirismo em defesas de produção artística do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (PPGAV/ECA/USP), criado em 1974, e o grande número de artistas-pesquisadores nos diversos programas que atualmente contemplam a pesquisa do artista colocam o caso brasileiro como um dos p
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2021-08
-
10. O conceito de ideologema na criação artística da obra de Dostoiévski
RESUMO O objetivo do presente ensaio é compreender a complementaridade do campo conceitual, desenvolvido pelos estudos do dialogismo, para explorar a composição das ideias a partir das relações dialógicas manifestadas em ideologemas construídos pelos ideólogos nas obras romanescas de Dostoiévski. Para cumprir tal objetivo, a investigação de Volóc
Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso. Publicado em: 2021-06
-
11. MERCANTILIZACIÓN Y AUTENTICIDAD EN LA FRONTERA URUGUAYO-BRASILEÑA: EL PORTUÑOL EN EL SIGLO XXI
RESUMO A situação sociolinguística da fronteira uruguaio-brasileira está sujeita à regulamentação do Estado uruguaio desde o final do século XIX. Ao longo do século XX, diferentes políticas públicas, principalmente educacionais, foram implementadas para erradicar o português e a sua variedade dialetal, o portuñol. Com o impulso dos acordos polí
Trab. linguist. apl.. Publicado em: 2021-05
-
12. FUNÇÃO-HISTORIADOR: O PROJETO GRUPO ATLAS COMO MODELO CONTEMPORÂNEO DE AUTORIA ARTÍSTICA
RESUMO O artigo apresenta o conceito “função-historiador” como modelo possível de autoria de uma arte da memória. Elaborado por meio de uma modulação da função-artista, de Peter Osborne, e da análise do projeto Grupo Atlas, prática artística de Walid Raad sobre as guerras civis libanesas, o termo é desenvolvido como contraposição ao modelo
ARS (São Paulo). Publicado em: 2021-04