Poesia E Corpo
Mostrando 1-12 de 64 artigos, teses e dissertações.
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1. O dandismo heteronímico é uma poética
Resumo Os heterônimos são uma forma poética de romper com o mito moderno de um eu indivisível e uno. A poética do dandismo heteronímico encontra na multiplicação de si uma poesia em democrático diálogo com o mundo, afastada das relações hierárquicas que visam julgar o certo e o errado. Para pensar um eu heteronímico não mais encerrado em si me
Alea: Estudos Neolatinos. Publicado em: 2023
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2. História, analogia e natureza em Novalis
Resumo Ao formular as três etapas do destino histórico do Ocidente em Cristandade ou Europa, Novalis oferece a promessa de uma síntese futura entre a Idade Média e o Iluminismo na figura do erudito alemão romântico. Nele, o entusiasmo científico e filosófico irá ao encontro do arrebatamento místico e poético, em vez de o combater. Ele reconciliar�
Pandaemonium ger.. Publicado em: 2020-12
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3. A casa físsil: o corpo migrante e os paradoxos da hospitalidade na poesia de Eduardo Jorge
Resumo Se a casa é o centro geográfico a partir do qual os caminhos se abrem e a cidade se oferece, frequentemente a vivência do migrante altera a percepção desse “chez soi” e enfraquece sua oposição aos espaços públicos, abertos, compartilhados. A hospitalidade pode tornar-se hostilidade. O presente artigo busca examinar os abalos na representa
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 28/10/2019
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4. Conversas sobre Morte e Dança: os fios tramados por Thanatos e Terpsícore
Resumo: O ensaio tem como objeto a relação entre dança e morte, refletida a partir de obras coreográficas nas quais compreendemos que a dança expressa a condição existencial da morte em sua inexorabilidade, tragédia, poesia. Nesse pensamento, percebe-se a relação da morte e da vida com a temporalidade. O mesmo ocorre na dança, posto que esta é um
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 10/10/2019
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5. A escrita da mulher/a escrita feminina na poesia de Maria Teresa Horta
Resumo: Na busca de uma escrita que falasse do corpo feminino pela própria mulher, encontramos a lírica de Maria Teresa Horta. Em seus poemas, a eu-lírica dá voz a um corpo feminino, de forma a desamarrá-lo do jugo patriarcal. Há, portanto, uma voz e escrita femininas que partem de uma imanência corporal manifestada, a princípio, na fala - no conceit
Rev. Estud. Fem.. Publicado em: 11/06/2018
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6. Espectros sonoros: voz, corpo e democracia em Ricardo Domeneck
resumo No livro a cadela sem Logos (2006), de Ricardo Domeneck, há um esforço para ressignificar o papel performático da voz, num gesto crítico diante do consenso sobre a democracia brasileira que se consolida a partir desse período. Para isso, emprega uma variedade de recursos estruturais que expõe a importância dos elementos fonéticos insignificant
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 2017-12
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7. A Dramaturgia do Corpo no Teatro Indiano como Visível Poesia
Resumo: No presente artigo, discute-se o conceito de dṛśya kāvya (visível poesia) da tradição cênica indiana como proposta de dramaturgia do corpo. Partindo do impacto que as tradições cênicas asiáticas provocaram no teatro europeu no século XX, são analisados alguns conceitos e técnicas de atuação do teatro-dança clássico indiano (em part
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2017-04
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8. Três Faces de um Poema. Leitura do "Poema de Sete Faces", de Carlos Drummond de Andrade
Resumo: O presente ensaio visa a interpretar o "Poema de Sete Faces", de Carlos Drummond de Andrade. O exercício de redução fenomenológica, a ambiguidade, a percepção e o corpo próprio, entre outros conceitos da Fenomenologia da percepção, de Merleau-Ponty, orientam o trabalho de leitura, estruturado a partir dos seguintes temas: o lado gauche, a co
Trans/Form/Ação. Publicado em: 2017-03
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9. A lírica recente de Armando Freitas Filho
resumo Como se inscrevem, no longo percurso autoral de Armando Freitas Filho, os três volumes que se seguem à reunião revista dos treze livros que marcaram seus cinquenta anos de poesia (Raro mar, Lar, e Dever)? O artigo investiga como, ao redor e várias versões da cena da escrita, o poeta arma suas tensões características, entre a ordem e a desordem,
Estud. av.. Publicado em: 2015-12
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10. Manoel de Barros: em que acreditar senão no riso?
resumo A poesia de Manoel de Barros toma como uma de suas forças "esses começos de coisas/ indistinta". Ao dizer que queria apenas se ser nas coisas, ele designa o poeta enquanto "o aparelho de ser inútil", alguém que, através de um trabalho de desregramento do corpo, criando "inutensílios", é colocado em fusão com as coisas e em desobediência inten
Estud. av.. Publicado em: 2015-12
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11. Autoria e subjetividade lírica em Manoel de Barros: estudo sobre os elementos paratextuais
Manoel de Barros (1916-), poeta nascido em Cuiabá (MT) e radicado em Corumbá (MS), defende desde seu primeiro livro Poemas concebidos sem pecado, publicado em 1937, a pesquisa formal e a renovação da linguagem como as premissas centrais de sua lírica. Assim, sua poesia apresenta uma maneira bastante peculiar de lidar com a linguagem, baseada na criaçã
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/08/2012
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12. O poeta que pinta: um estudo dos tópoi em Manoel de Barros
Esta pesquisa propõe-se a estudar os tópoi imagéticos na obra de Manoel de Barros. No primeiro momento, aborda os seres ínfimos, destacando neles suas grandezas, postas a dialogar com alguns conceitos de Bachelard, como ressonância e repercussão, topofilia e a imaginação criadora. Em seguida, reflete sobre os entulhos poéticos na obra barreana, refu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/03/2012