Poesia E Corpo
Mostrando 13-24 de 64 artigos, teses e dissertações.
-
13. Sob o olhar do cronista : presságios e sentenças de Saramago
Os estudos de obras de José Saramago normalmente se dedicam aos romances, pois, com eles, o autor se consagrou mundialmente. O ganhador português do prêmio Nobel de Literatura, no entanto, produziu em outros gêneros, como a poesia, o conto e a crônica, por vezes intertextualizados e focados nos temas que aparecem nos romances. Este estudo pretende anali
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2012
-
14. Ode marítima: do atual ao inaugural a poesia como poiesis e performance
O objetivo deste trabalho é demonstrar por que Ode Marítima é considerada o poema expressão máxima do movimento sensacionista, idealizado por Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro, no início do século XX, estabelecendo uma relação entre o atual e o inaugural, o moderno e o arcaico, o tempo e o não-tempo, o tempo cronológico e o tempo mítico. P
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/10/2011
-
15. A performance do suicídio em Ariel, de Sylvia Plath
Esta dissertação propõe investigar a escritura do livro Ariel (1965), de Sylvia Plath, como um tipo de poesia performática e ritual que fragmenta e reconstrói a experiência privada, manipulando a memória do corpo autobiográfico como forma de ensaiar e restaurar a subjetividade. Nossa proposta assume que, em Ariel, a transfiguração hiperbólica, par
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/09/2011
-
16. Poesia oral e performance no Brasil : a mandiga da voz e do corpo na capoeira Angola = : Poesie orale et performance au Brésil : l incantation de la voix et du corps dans la capoeira Angola
Esta pesquisa procura analisar e descrever os processos de produção, transmissão e recepção da poesia oral da capoeira. Neste caso, a forma de transmissão do poema oral é a performance. Partindo dessa ideia, procuramos analisar as performances poéticas de mestres e capoeiristas na roda de capoeira angola, no intuito de compreender os tipos de perform
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/07/2011
-
17. A performance nos Salmos: dança dos corpos nos textos
O foco desta dissertação está em contemplar o corpo que é vida, destinado a comunicar e encontrar o divino, integrando-se com o sagrado. A tentativa foi a de ler o texto bíblico e, a partir da leitura dessa palavra materializada e transmitida pelo papel, entrever o corpo que nele se coloca: corpo que sofre, alegra-se, ora e dança. Essa dança encontra-
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/04/2011
-
18. Heterotopias menores: delirando a vida como obra de arte / Minor heterotopias: delining life as a work of art
Esta tese se propõe a explorar as relações entre arte, loucura e polis a partir da aposta de que a vida possa ser permanentemente criada como obra de arte aberta às variações e diferenciações inerentes ao viver. Tal procedimento estético demanda a constituição de espaços-tempo heterotópicos, capazes de simultaneamente engendrar e abrigar contrap
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/03/2011
-
19. O IMAGINÁRIO ERÓTICO EM PLURAL DE NUVENS &CONE DE SOMBRAS
Este trabalho propõe uma leitura crítica de textos selecionados da obra de Gilberto Mendonça Teles, considerando o corpo erótico de sua poesia, como também a dimensão crítica que presente em seus poemas, lembrando, de antemão, ser ele um escritor que se divide entre a criação poética e a crítica literária. Não obstante reconhecermos a extensão
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2011
-
20. Adélia Prado: poética e modernidade / Adélia Prado: poetics and modernity
Esta dissertação trata da poética de Adélia Prado. Procurei destacar, dentro da vasta obra da autora, sua ligação com o divino a partir da dessacralização de uma linguagem que a este se atribui. A meu ver, a poeta transfere para o cotidiano toda a carga semântica relativa ao sagrado: espiritualiza o concreto e daí constrói sua abstração, reformu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 23/03/2011
-
21. Nascer de novo na cidade-jardim da República: Belo Horizonte como lugar de cultivo de corpos (1891-1930)
O advento da República envolveu Minas Gerais em uma experiência inédita em seus domínios, na última década dos Oitocentos. Em apenas seis anos, protagonistas diversos participaram de eventos marcantes, em torno da construção de uma nova capital, que redefiniram lugares de sociabilidade e modos de viver. Nascia Belo Horizonte, planejada e construída
Pro-Posições. Publicado em: 2011-12
-
22. Poesia e infância: o corpo em viva voz
Neste artigo busco problematizar a possibilidade desafiadora, colocada à escola da infância, de perceber o vínculo da leitura de poemas com sua potência enquanto experiência poética que pode ser conquistada em viva voz por um corpo que sente. No momento em que, no cenário educacional brasileiro, discute-se o currículo das escolas de Educação Infant
Pro-Posições. Publicado em: 2011-08
-
23. Uma máscara, um corpo : a figura do Ambrósio - a brincadeira do cavalo-marinho de Pernambuco como fonte renovadora da criação em dança / A mask, a body : the figure of Ambrosio - the cavalo-marinho play from Pernambuco (Brazil) as a renewer source of creation in dance
O objetivo desta investigação é discutir o processo criativo em dança inspirado no intercruzamento dos saberes e fazeres corporais presentes no imaginário da brincadeira do Cavalo-Marinho pernambucano, focada especificamente na corporeidade da figura do Ambrósio, tipo presente nesta manifestação cultural, considerando seus valores humanos, culturais
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/02/2010
-
24. Corpo e poesia: para uma educação dos sentidos
Nessa pesquisa, refletimos sobre Corpo e Poesia: para uma Educação dos sentidos. O trabalho tem como objetivo a busca da compreensão do entrelaçamento corpo e poesia, para uma educação dos sentidos, a partir da experiência do Ser no mundo. Nesse propósito, busca-se entender a criação poética como a transubstanciação corpórea por meio dos sentid
Publicado em: 2010