Musica Moderna
Mostrando 1-12 de 67 artigos, teses e dissertações.
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1. O BRASIL EM CANÇÕES
RESUMO Pensar o Brasil através de um percurso pela música brasileira é a proposta do presente texto. A herança da Semana de Arte Moderna de 1922 questiona não apenas sobre o modernismo, mas também como se pode pensar o Brasil e sua cultura específica. Através de métodos de leitura e análise utilizados nos estudos que relacionam teologia e literatur
Perspectiva Teológica. Publicado em: 2022
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2. Os elos do modernismo: raça, música e política no palco do Theatro Municipal
RESUMO O filme AmarElo: É Tudo Pra Ontem entrelaça cenas do concerto realizado pelo rapper Emicida no Theatro Municipal de São Paulo em novembro de 2019 com uma narrativa histórica que transforma o teatro em um “elo” entre o movimento modernista, a música negra e a militância política negra. A exemplo do filme, este artigo aborda o Theatro Municip
Revista Brasileira de História. Publicado em: 2022
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3. Cafés com música. Novas práticas culturais e sociabilidades musicais em São Paulo no início do século XX
RESUMO No início do século XX, se estabeleceu em São Paulo um novo circuito cultural, formado por uma variedade de cafés espelhados, confeitarias elitizadas, cafés-cantantes, bares modestos e tavernas obscuras. Expandindo-se extraordinariamente pela cidade, essa rede revelou modernas formas de entretenimento noturno e colaborou para a reorganização do
Revista Brasileira de História. Publicado em: 2022
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4. Natureza e modernismo: Mário de Andrade e Villa-Lobos antes da Semana
RESUMO No início da década de 1920 a discussão em torno da música ainda não aproximara Mário de Andrade e Villa-Lobos, ambos “atores” que se tornarão protagonistas após suas participações na Semana de Arte Moderna, em fevereiro de 1922. O musicólogo paulista trava conhecimento com a obra do compositor carioca, curioso para conhecer novas possi
Estudos Avançados. Publicado em: 2022
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5. Vocês não reconhecerão mais os frutos pelos seus gostos: Arthur Omar e seu cinema dos anos 1970 e 1980
Este artigo examina parte da produção teórica e artística que Arthur Omar realiza nas décadas de 1970 e 1980. A partir de comentários gerais sobre a obra do cineasta, o texto localiza sua filmografia no cenário da produção moderna brasileira e discute sua teoria do “antidocumentário”, verificando, inclusive, as afinidades dessa abordagem com o
ARS (São Paulo). Publicado em: 2020-04
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6. ELEMENTOS DA TEORIA CRÍTICA DA DISSONÂNCIA DE THEODOR W. ADORNO
RESUMO O presente artigo reconstrói e desenvolve os elementos fundamentais da teoria da dissonância elaborada por Theodor W. Adorno em sua filosofia da música. Parte-se de uma breve exposição do tratamento conferido pela musicologia histórica - com toda sua equivocidade autoconsciente e constitutiva - aos conceitos de dissonância e consonância para d
Kriterion. Publicado em: 2018-01
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7. “Terminologia Musical” e “Origem do Fado”: cultura política e identidade nacional nos estudos musicológicos de Mário de Andrade, publicados na revista Illustração Musical (1930-1931)
RESUMO O horizonte do presente artigo é as questões do Modernismo e sua vinculação com a cultura política, pela perspectiva da identidade nacional, nos estudos musicológicos “Terminologia Musical” e “Origem do Fado”, escritos por Mário de Andrade e publicados na revista Illustração Musical. Esse periódico é a principal fonte documental mob
Educ. rev.. Publicado em: 2017-09
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8. A lição da música (notas sobre Nietzsche e Rousseau)
Resumo O texto explora as afinidades que podem ser encontradas entre o pensamento de Nietzsche e o de Rousseau a partir da análise do interesse de ambos pela música. Não escamoteando o que os separa, procura-se esclarecer as razões deste interesse e a sua relação quercom a preocupaçãoque partilham acerca da cultura ocidental moderna, quer com crise d
Cad. Nietzsche. Publicado em: 2017-04
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9. O SEQUESTRO DO BARROCO ITALIANO: BOTELHO E A TRADUÇÃO OCULTA DE PADRE SPADA
Resumo Música do Parnasso é uma coletânea lírica publicada em 1705 por Manuel Botelho de Oliveira. Falando da Itália moderna, Botelho caracteriza-a – na sua dedicatória – como uma Grécia renovada. Nas preferências de Botelho destaca-se o poeta italiano Giambattista Marino, várias vezes citado direta e indiretamente pelo letrado brasileiro. O con
Cad. Trad.. Publicado em: 2016-12
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10. Sismogramas do choque: considerações sobre o choque em "Teoria da vanguarda", de Peter Bürger, e em "Filosofia da nova música", de Theodor W. Adorno
Em "Teoria da vanguarda", de Peter Bürger, o choque é compreendido como o artifício intencional dos movimentos de vanguarda contra a autonomia do esteticismo modernista, a fim de devolver a arte à práxis vital. Adotando uma perspectiva distinta, o choque, para Adorno, expõe antes a crise da experiência da formalização do tempo decorrente da incongru
Kriterion. Publicado em: 2014-06
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11. O ateliê musical de Claudio Ptolomeu
A música é uma arte privilegiada no que diz respeito ao campo técnico, uma vez que desde recuados tempos na história dispôs de instrumentos para a sua realização. Os instrumentos musicais também conduziram a investigações acústicas desde a Antiguidade até a era moderna, fazendo o papel tanto de dispositivos de observação do fenômeno musical qu
Sci. stud.. Publicado em: 2013-12
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12. A cena musical paulistana: teatro musicado e canção popular na cidade de São Paulo (1914-1934) / The musical scene of São Paulo: musical theater and popular songs in the city of São Paulo (1914-1934)
Esta tese investiga as relações entre o teatro musicado e a canção popular na cidade de São Paulo entre 1914 e 1934, período que antecede e acompanha a consolidação do disco e do rádio no Brasil. Procura compreender a importância dos palcos paulistanos sob dois aspectos: de um lado, em sua relação com o processo mais amplo de formação da modern
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/09/2012