Musica Moderna
Mostrando 13-24 de 67 artigos, teses e dissertações.
-
13. Síntese do leste e oeste: uma análise dos eixos simétricos no terceiro quarteto de cordas de Béla Bartók / Synthesis of East and West: an axes of symmetry analysis of Bartóks Third String Quartet
Esta dissertação contém um estudo analítico do Quarteto de Cordas n 3 de Bela Bartók, a fim de encontrar eixos simétricos que atuam como organizadores das alturas. Tal busca está conectada com o estudo da música tradicional do Leste Europeu efetuado por Bartók, influência essencial para a formulação da linguagem musical do compositor. Para tanto,
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/02/2012
-
14. A religiosidade na voz de Pena Branca e Xavantinho
Este estudo analisa a manifestação da religiosidade em algumas canções compostas e/ou interpretadas por Pena Branca e Xavantinho, observando a relação existente entre a expressão do sagrado e a poesia caipira. A análise do corpus (7 canções que fazem parte da discografia de dois homens simples do interior do Brasil) se revela um importante instrume
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/02/2012
-
15. Ao som do emaranhamento: a música e o discurso filosófico sobre as artes
Quando se acompanha o discurso filosófico acerca da sensibilidade artística, salta aos olhos que nele impera uma dupla tendência no que se refere aos recursos expressivos. Por um lado, nota-se que os meios de expressão acabam resistindo uns em relação aos outros; por outro, percebe-se que tal resistência também se revela bastante fraca, descerrando n
Kriterion: Revista de Filosofia. Publicado em: 2012-06
-
16. A música, nossa percursora: Acerca da música na filosofia de Nietzsche
O propósito deste artigo é procurar estabelecer as razões do privilégio da música na filosofia de Nietzsche. Através da apresentação da noção de "música absoluta" e do seu lastro na estética moderna, nomeadamente em Schopenhauer e nos textos teóricos de Wagner, mostrar-se-á as razões do distanciamento de Nietzsche dessa mesma noção, esclarec
Cad. Nietzsche. Publicado em: 2012
-
17. A música da nova filosofia: para ouvir o projeto filosófico-epistemológico de Adorno
A filosofia de Adorno traça seu caminho fora da tradição desde o seu ponto de partida, desde a relação entre pensamento e realidade que esboça. Como consequência, diferencia-se dessa tradição por sua maneira de considerar a constituição da realidade, pelos novos procedimentos cognitivos adotados, pelo trabalho linguístico necessário à expressã
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 03/11/2011
-
18. A (re)construção do passado: música, cinema, história / A (re)construção do passado: música, cinema, história
Este trabalho analisa os usos do material de arquivo, as construções discursivas e a visão historiográfica deles decorrentes em dois filmes dedicados a personagens da música popular brasileira, em particular do samba: o curta-metragem A voz e o vazio: A vez de Vassourinha (1998), de Carlos Adriano, e o longa-metragem Cartola, música para os olhos (2006
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 07/10/2011
-
19. Em defesa da juventude : a participação como meio de governo / In defense of youth : participation as medium of government
Nas ultimas décadas, no Brasil como em outros tantos países, pode-se notar uma importante expansão e intensificação de preocupações e de soluções relativas ao governo dos mais jovens, principalmente daqueles que entram nas estatísticas da pobreza. Em meio a tal acontecimento, ao menos um grande consenso ganhou forca e estabilidade, definindo um sol
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/09/2011
-
20. Mito e música: o trágico no jovem Nietzsche
O objetivo desta dissertação é perseguir o conceito de trágico na filosofia do jovem Friedrich Wilhelm Nietzsche. Através do estudo das suas primeiras obras dedicadas à reflexão filosófica, percebemos que a ideia do trágico se afirma como ponto central e ganha destaque para as perspectivas de trabalho vindouro para o professor de filologia clássica
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/08/2011
-
21. Sertões do mundo, uma epistemologia
A ideia de sertão é bastante difundida nas imagens do senso comum, dos saberes populares, das ciências, das artes verbais, da literatura, do cinema, das partes plásticas, da música, dentre muitos outros saberes., O conceito de sertão, entretanto, salvo do ponto de vista físico, é pouco estudado. As imagns do sertão, dispersas nos mais diversos saber
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/08/2011
-
22. Temporalidades sincrônicas: as narrativas audiovisuais digitais na música eletrônica / Temporalidades sincrônicas: as narrativas audiovisuais digitais na música eletrônica
A pesquisa busca descrever e analisar as experiências de temporalidades em narrativas digitais, desenvolvidas especificamente pelas produções audiovisuais digitais do grupo de Vjs Embolex. O estudo se dará a partir de uma análise comparativa entre a influência da narrativa midiática na percepção da temporalidade moderna e as temporalidades proporcio
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 12/08/2011
-
23. Fenomenologia do maravilhoso na literatura italiana
O maravilhoso na literatura italiana assume diversas formas. Eu pretendo apresentar aqui três tipologias, escolhidas por serem arquetípicas e por explicarem o desenvolvimento futuro do gosto literário italiano. Em primeiro lugar, Dante: em sua obra, o nível epistêmico do sobrenatural se sobrepõe ao nível do natural. Beatriz, a mulher-anjo, pertence ao
Per Musi. Publicado em: 2011-12
-
24. O sentido da música em F. Nietzsche
O sentido da música em Friedrich Nietzsche é um dos principais temas da produção intelectual do jovem filósofo, professor de filologia e compositor musical. A existência humana no mundo é investigada a partir da origem da arte trágica na Grécia antiga em relação com a arte trágica na modernidade do contexto de Nietzsche. A inovação do pensament
Publicado em: 2011