Musica De Raiz
Mostrando 1-10 de 10 artigos, teses e dissertações.
-
1. A religiosidade na voz de Pena Branca e Xavantinho
Este estudo analisa a manifestação da religiosidade em algumas canções compostas e/ou interpretadas por Pena Branca e Xavantinho, observando a relação existente entre a expressão do sagrado e a poesia caipira. A análise do corpus (7 canções que fazem parte da discografia de dois homens simples do interior do Brasil) se revela um importante instrume
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/02/2012
-
2. Modernization and its discontents: discourses on the transformation of caipira into sertanejo music
Este artigo visa abordar como três jornalistas que escreveram sobre as músicas caipira e sertaneja articulam os conceitos de “raiz” e de “autenticidade” na defesa de um gênero que se pretende “genuinamente” brasileiro. A partir da compreensão que cada um nos oferece, é possível perceber a atualização do mito das três raças, através das
Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology. Publicado em: 2011-06
-
3. PALAVRA, MEMÓRIA E IMAGINÁRIO: A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE NA CANÇÃO NATIVISTA SUL-RIO-GRANDENSE
Este trabalho examina a representação do sujeito campesino gaúcho nas canções que compõem o DVD Pátria Pampa, de César Oliveira e Rogério Melo, a fim de analisar como se dá a constituição da subjetividade no interior de uma formação discursiva tida como nativista-tradicional e como essa representação acaba agindo na interpelação dos sujeito
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 31/03/2010
-
4. Música Caipira Raiz: o entrelugar da memória e da contradição
Nossa pesquisa destina-se ao estudo da constituição do sujeito em músicas pertencentes ao gênero caipira raiz. Para tanto, inserimo-nos teoricamente na Análise do Discurso de origem francesa, especificamente nas reflexões pecheuxtianas e foucaultianas acerca da noção de sujeito discursivo. Tratamos o sujeito discursivo como plural e heterogêneo, pro
Publicado em: 2009
-
5. Frutos da Terra Television Program: wich the program televises the regional cultural musical / Programa Frutos da Terra: Um agente divulgador da cultura musical regional
Este estudo é fruto da observação do programa de televisão Frutos da Terra, de caráter regional, que vem sendo produzido em Goiânia, por vinte e cinco anos ininterruptos. Atingindo o objetivo geral de realizar uma análise critica e reflexiva relacionando o programa e sua proposta regionalista no contexto globalizado da sociedade goiana, bem como as im
Publicado em: 2009
-
6. Programa Frutos da Terra: Um agente divulgador da cultura musical regional / Frutos da Terra Television Program: wich the program televises the regional cultural musical
Este estudo é fruto da observação do programa de televisão Frutos da Terra, de caráter regional, que vem sendo produzido em Goiânia, por vinte e cinco anos ininterruptos. Atingindo o objetivo geral de realizar uma análise critica e reflexiva relacionando o programa e sua proposta regionalista no contexto globalizado da sociedade goiana, bem como as im
Publicado em: 2009
-
7. Discursive ethos and enunciation scenes in brazilian original country music / Ethos discursivo e cenas de enunciação em letras de música de raiz
The real meaning of the Brazilian original country musics lyrics leads us to a culture full of traditions, habits and social values, the rural culture that comes from a mix of Indian, European and African cultures. By the lyrics discourse, we get to know also the ideology and the ethos of the country man, representing a social group that contributes to the n
Publicado em: 2008
-
8. Elementos para uma poética da música do cinema : ferramentas conceituais e metodológicas aplicadas na análise da música dos filmes Ajuste final e O homem que não estava lá.
Neste trabalho é examinada a hipótese de que os estudos fílmicos brasileiros pagam tributos altos demais a um determinado esquema conceitual de atribuição de valor à música dos filmes, esculpido no âmbito das grandes teorias gerais do cinema, com raízes mais profundas na declaração assinada por Eisenstein, Pudovkin e Alexandrov sobre o futuro do c
Publicado em: 2007
-
9. Paixões estrangeiras: a vingança
Este trabalho inicia-se com o 11 de setembro de 2001 a partir do que se pinça a vingança como parte da motivação para os atos de terror acima mencionados Assim objetivo tornou-se definir rastrear e reconhecer a vingança como elemento componente e estruturante da psique validando-a como força vital O interesse neste tema foi levantado à raiz do episód
Publicado em: 2006
-
10. Ritual Tapuio: ressonância da Serra Dourada
Este estudo tem como objetivo principal analisar o evento sonoro-ritual tapuio no contexto paisagem sonora da cidade de Goiás. Nele são descritas situações musicais do ritual, percebidas por diferentes ângulos, assim como um tema musical que se repete em várias tonalidades, mostrando como uma organização singular pode se excluir das influências sono
Publicado em: 2005