PALAVRA, MEMÓRIA E IMAGINÁRIO: A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE NA CANÇÃO NATIVISTA SUL-RIO-GRANDENSE
AUTOR(ES)
GUILHERME PEREIRA BITTENCOURT
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
31/03/2010
RESUMO
Este trabalho examina a representação do sujeito campesino gaúcho nas canções que compõem o DVD Pátria Pampa, de César Oliveira e Rogério Melo, a fim de analisar como se dá a constituição da subjetividade no interior de uma formação discursiva tida como nativista-tradicional e como essa representação acaba agindo na interpelação dos sujeitos sulrio- grandenses. Para isso, são utilizados pressupostos provenientes da Análise do Discurso de linha francesa (AD), no intuito de investigar os discursos nativistas em sua dimensão histórico-social. Esses pressupostos facultam um olhar analítico que alia a observação de elementos da cadeia significante a determinações de caráter ideológico, permitindo um trabalho interpretativo de apreensão da historicidade do sujeito campesino sul-rio-grandense. Mais especificamente, esta pesquisa busca refletir sobre o funcionamento de interdiscursos, focalizando o apagamento e a recorrência de elementos da memória discursiva nas músicas de raiz, em sua relação com as formações imaginárias em jogo na enunciação, e as pistas de reconhecimento de posições-sujeito, ligadas à representação do gaúcho campeiro homem explorado e discriminado social e financeiramente por outra formação como herói mítico, ideal de bravura, coragem e força. A partir desses pontos, o processo de mitificação do peãocampeiro é questionado. Reflete-se, então, se esse processo é fundamentado na identificação dos sujeitos com as características e ações historicamente constituídas como pertencentes aos campeiros e/ou em mecanismos de poder que mascaram a ideologia dominante, naturalizando fatos com vistas ao controle e manutenção do status quo. Cabe dizer que as canções de raiz sulinas foram elencadas, neste estudo, por serem concebidas como grande veículo ideológico, à medida que possibilitam a divulgação dos discursos nativistas de maneira bastante popular através da música. Ressalte-se, ainda, que a implementação da análise dá-se a partir da noção de recorte, sendo o corpus analítico deste estudo formado pelas sequências discursivas de referência (sdr) extraídas das referidas canções
ASSUNTO(S)
discurso memória discursiva canção nativista linguistica aplicada discourse discourse memory nativist song
ACESSO AO ARTIGO
http://biblioteca.ucpel.tche.br/tedesimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=263Documentos Relacionados
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