Musica Caipira
Mostrando 1-12 de 20 artigos, teses e dissertações.
-
1. Caipira: cultura, resistência e enraizamento
RESUMO O presente artigo trata do surgimento da música caipira como uma expressão da cultura popular brasileira e como essa música, desde o momento em que foi gravada em disco e divulgada pelo rádio, ajudou no processo de reenraizamento dos migrantes caipiras na Grande São Paulo.
Estud. av.. Publicado em: 2017-05
-
2. Um paradoxo entre o existir e o resistir: a moda de viola através dos tempos
RESUMO A moda de viola é considerada um dos gêneros mais tradicionais da música caipira, se aproximando enquanto gênero narrativo das antigas lendas medievais e dos romances de cavalaria ibéricos renascentistas, sendo ainda afluente da cultura moura. Suas temáticas são reveladoras de uma funcionalidade social que, ao transmitirem valores pedagógicos,
Estud. av.. Publicado em: 2017-05
-
3. "São velhas agonias, novas tecnologias" processos criativos e produtivos em meio à canção no cururu paulista
O artigo em questão dedica-se ao universo do cururu como canção tradicional paulista. O enfoque não está em analisar internamente o caráter formal da canção no cururu, mas sim em perceber os contextos históricos que a envolvem e as especificidades das relações marcantes da racionalidade que conduziu a forma do cururu para um tipo específico de ca
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2014-12
-
4. A cena musical paulistana: teatro musicado e canção popular na cidade de São Paulo (1914-1934) / The musical scene of São Paulo: musical theater and popular songs in the city of São Paulo (1914-1934)
Esta tese investiga as relações entre o teatro musicado e a canção popular na cidade de São Paulo entre 1914 e 1934, período que antecede e acompanha a consolidação do disco e do rádio no Brasil. Procura compreender a importância dos palcos paulistanos sob dois aspectos: de um lado, em sua relação com o processo mais amplo de formação da modern
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/09/2012
-
5. A religiosidade na voz de Pena Branca e Xavantinho
Este estudo analisa a manifestação da religiosidade em algumas canções compostas e/ou interpretadas por Pena Branca e Xavantinho, observando a relação existente entre a expressão do sagrado e a poesia caipira. A análise do corpus (7 canções que fazem parte da discografia de dois homens simples do interior do Brasil) se revela um importante instrume
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 27/02/2012
-
6. A viola embaixatriz de Renato Andrade: contextualização das turnês patrocinadas pela Ditadura Militar e ponderações sobre a face caipira do violeiro
O violeiro mineiro Renato Andrade (1932-2005) teria se apresentado em 36 países entre 1978 e 1983 sob o patrocínio do Itamaraty. Tentou-se estabelecer algumas conexões entre essas turnês e algumas das realizações e diretrizes das Políticas Externa e Cultural da Ditadura Militar. Além disso, procurou-se traçar uma breve biografia e um panorama da car
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/01/2012
-
7. Sá, Rodrix e Guarabyra: os parceiros da música bonita (1965-1980)
O trio musical Sá, Rodrix e Guarabyra e o estilo musical criado por eles, o chamado rock rural, serão estudados nesta dissertação. O grupo, formado na década de 1970, teve uma trajetória artística permeada por canções que perceberam um Brasil em transformação no cenário político e social. Mediante a análise de suas canções e entrevistas, se b
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 25/10/2011
-
8. Modernization and its discontents: discourses on the transformation of caipira into sertanejo music
Este artigo visa abordar como três jornalistas que escreveram sobre as músicas caipira e sertaneja articulam os conceitos de “raiz” e de “autenticidade” na defesa de um gênero que se pretende “genuinamente” brasileiro. A partir da compreensão que cada um nos oferece, é possível perceber a atualização do mito das três raças, através das
Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology. Publicado em: 2011-06
-
9. Cantando a própria história / Not informed by the author
This work intends to perform a reading of caipira music, its components and its main representative: the brazilian ten-string guitar, here approached from the standpoint of its social and musical history. In this consideration we will question some concepts, which have already been developed by other writers, on country music and its relationship to the phon
Publicado em: 2011
-
10. Música Caipira Raiz: o entrelugar da memória e da contradição
Nossa pesquisa destina-se ao estudo da constituição do sujeito em músicas pertencentes ao gênero caipira raiz. Para tanto, inserimo-nos teoricamente na Análise do Discurso de origem francesa, especificamente nas reflexões pecheuxtianas e foucaultianas acerca da noção de sujeito discursivo. Tratamos o sujeito discursivo como plural e heterogêneo, pro
Publicado em: 2009
-
11. Negociações de um sedutor: trajetória e obra do compositor Goiá no meio artístico sertanejo (1954-1981)
O presente estudo tem como tema a análise das experiências vivenciadas por um artista iniciante que dedicou esforços para realizar o sonho de edificar uma carreira no gênero musical sertanejo durante as décadas de 1960 e 1970. Este período é marcado por profundas transformações tanto sociais urbanização, industrialização, migração campo/cidade
Publicado em: 2009
-
12. O progresso pela viola: análise político ideológica da obra musical de Tonico e Tinoco durante a ditadura militar
Este trabalho faz uma análise política e ideológica da sociedade brasileira durante a ditadura militar, tendo como fonte a obra musical de Tonico e Tinoco. Ao ouvir as canções da Dupla Coração do Brasilpercebia que algumas tratavam do tema progresso de forma diferente de outras canções sertanejas, que o apresentava como elemento desestruturante da s
Publicado em: 2009