"São velhas agonias, novas tecnologias" processos criativos e produtivos em meio à canção no cururu paulista
AUTOR(ES)
Santos, Elisângela de Jesus
FONTE
Rev. Inst. Estud. Bras.
DATA DE PUBLICAÇÃO
2014-12
RESUMO
O artigo em questão dedica-se ao universo do cururu como canção tradicional paulista. O enfoque não está em analisar internamente o caráter formal da canção no cururu, mas sim em perceber os contextos históricos que a envolvem e as especificidades das relações marcantes da racionalidade que conduziu a forma do cururu para um tipo específico de canção popular. O texto aciona relatos orais dos realizadores e apontamentos de trabalho de campo para: a) compreender as dinâmicas organizadas por cantadores e violeiros em diálogo com outras linguagens e meios de difusão artística - circo, rádio, cinema e música sertaneja no estilo das duplas; b) observar o importante papel destes agentes na condução da totalidade dos processos e na difusão do cururu. Atenta-se ainda para o sentido da produção cururueira enquanto parte integrante da cosmovisão caipira e seu alcance no contexto musical contemporâneo, com destaque para o rap em São Paulo.
ASSUNTO(S)
cururu do médio tietê paulista cururu-canção cosmovisão caipira crônicas urbanas rap etnografia
Documentos Relacionados
- Coisas velhas em coisas novas: novas "velhas tecnologias"
- Novas tecnologias reprodutivas, velhas desigualdades?
- Imigração internacional na macrometrópole paulista: novas e velhas questões
- LEGENDAGEM PARA PLATAFORMAS DE STREAMING: NOVAS TECNOLOGIAS, VELHAS QUESTÕES
- A musica popular e as novas tecnologias de produção musical : uma analise do impacto das novas tecnologias digitais no campo de produção da canção popular de massas