Jogos Pedagogicos
Mostrando 13-24 de 57 artigos, teses e dissertações.
-
13. Os jogos com regras na educação matemática inclusiva
O presente estudo teve por objetivo analisar a utilização dos jogos com regras no trabalho com Educação Matemática em classes regulares inclusivas do Ensino Fundamental I, de escolas da rede municipal de ensino de Natal/RN, atentando para o processo de aprendizagem e desenvolvimento de todos os alunos, principalmente daqueles com deficiência. O referen
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 01/07/2011
-
14. A atividade orientadora de ensino como mediação no desenvolvimento de um jogo computacional
O presente trabalho teve como principal objetivo analisar em que medida as atividades orientadoras de ensino podem contribuir para o desenvolvimento de um jogo computacional educativo com a participação de estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental. As atividades orientadoras de ensino foram desenvolvidas, a princípio, no papel com o intuito de levar e
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 22/02/2011
-
15. Jogo e letramento: crianças de 6 anos no ensino fundamental
Discute-se uma prática curricular em que se alia o jogo ao processo de letramento no primeiro ano do ensino fundamental de nove anos da Escola de Aplicação da USP. A análise do currículo assentado no lúdico como atividade importante para o letramento pode representar a possibilidade de integração de crianças de 6 anos e a superação dos desalinhos
Educação e Pesquisa. Publicado em: 2011-04
-
16. Um estudo sobre a utilização de jogos na sala de aula : aprendendo através de atividades digitais ...
O presente trabalho pretende refletir sobre a utilização de atividades digitais, tais como, materiais e jogos na prática pedagógica educativa de crianças da pré-escola. As atividades digitais abordam o lúdico e a fantasia a partir da personagem bruxa. Para o desenvolvimento da aplicação foi utilizado o software de autoria Flash MX da Macromedia com
Publicado em: 2011
-
17. Jogos de verdade na constituição do bom professor de matemática
Jogos de verdade na constituição do bom professor de matemática é uma dissertação de mestrado que tem como objetivo de estudo discutir a relação estabelecida entre sujeitos licenciandos/estagiários de matemática e as verdades pedagógicas que os constituem como sujeitos morais. Como material investigativo, são tomados os ditos e os escritos de alu
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
-
18. JOGOS ELETRÔNICOS, CULTURA JUVENIL E SOCIALIDADE: a aprendizagem social virtual mediada e suas influências para a educação. / ELECTRONIC GAMES, CULTURE, YOUTH AND SOCIAL: Social learning and its virtual-mediated influences on education.
Esta pesquisa tem como objeto de estudo a aprendizagem social virtual mediada como elemento conceitual relevante para a educação. A construção heurística em torno da aprendizagem social virtual mediada tem como referência teórica a Sociologia do Cotidiano de Michel Maffesoli. Trata-se do estudo dos sentidos atribuídos aos jogos eletrônicos pelos jov
Publicado em: 2011
-
19. Matriz para a análise do uso de tecnologias recentes que potencializam os benefícios pedagógicos nos jogos de empresas
O uso dos jogos de empresas como ferramenta de apoio ao ensino ao longo dos anos tem contribuído para diminuir a distância entre a formação dada pelos cursos de Administração e as expectativas do mercado de trabalho. No entanto, todo esse contexto de mudança e revolução da comunicação cria a necessidade de revisão dos jogos para que o seu status
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 18/12/2010
-
20. Um caminho para a áfrica são as sementes: histórias sobre o corpo e os jogos africanos mancala na aprendizagem da educação das relações étnico-raciais.
Este trabalho partiu de uma experiência em escola pública baiana com a utilização dos jogos africanos mancala como mediador na aprendizagem dos estudos da história e cultura africana. A partir desta experiência embrionária se efetivou uma investigação sobre as potencialidades desses jogos vinculada a uma concepção de práxis pedagógica sustentada
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 17/12/2010
-
21. Construção do Conceito de Gene por meio de jogos pedagógicos
Esta pesquisa objetivou verificar o potencial de jogos pedagógicos como auxiliadores no processo de construção do conceito de gene, entre alunos de Ensino Médio. Os jogos pedagógicos, criados especificamente para este trabalho, foram testados com alunos de terceiros anos do Ensino Médio da Escola Estadual Presidente Vargas, da cidade de Dourados, Mato
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 29/03/2010
-
22. Pedagogia do Esporte: livro didático aplicado aos Jogos Esportivos Coletivos
O estudo trata das possibilidades pedagógicas do livro didático (LD) como recurso nas aulas de Educação Física, tendo por conteúdo o esporte e, em específico, os jogos esportivos coletivos (JECs). Foi desenvolvida uma revisão bibliográfica dos termos citados e, a partir desta, o estudo avança para a proposição de um livro didático em educação
Motriz: Revista de Educação Física. Publicado em: 2010-09
-
23. Jogos teatrais como instrumentos pedagógicos e transformadores de realidades sociais
Paidéia (Ribeirão Preto). Publicado em: 2010-08
-
24. Recuperação da aprendizagem na disciplina matemática mediante jogos: experiência com alunos do 1 ano do ensino médio de uma escola pública cearense.
A presente pesquisa objetiva contribuir com a reflexão acerca da importância da recuperação da aprendizagem como estratégia fundamental para o equilíbrio dos processos de ensino e de aprendizagem e para o ajuste idade-série, haja vista os baixos indicadores de desempenho escolar detectados nas avaliações do Sistema Permanente de Avaliação da Educa
Publicado em: 2010