Construção do Conceito de Gene por meio de jogos pedagógicos
AUTOR(ES)
Regiani Magalhães de Oliveira Yamazaki
FONTE
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
DATA DE PUBLICAÇÃO
29/03/2010
RESUMO
Esta pesquisa objetivou verificar o potencial de jogos pedagógicos como auxiliadores no processo de construção do conceito de gene, entre alunos de Ensino Médio. Os jogos pedagógicos, criados especificamente para este trabalho, foram testados com alunos de terceiros anos do Ensino Médio da Escola Estadual Presidente Vargas, da cidade de Dourados, Mato Grosso do Sul. A pesquisa de campo (aplicação dos jogos) foi realizada no segundo semestre de 2008 com alunos dos três períodos (matutino, vespertino, noturno). Os resultados foram analisados através da epistemologia de Gaston Bachelard, principalmente fazendo-se uso da noção de obstáculo epistemológico e de sua superação. Os dados da pesquisa mostram a complexidade que permeia o uso da atividade lúdica proposta; enquanto a maioria dos alunos parece ter construído o conceito de gene, outros parecem não ter resolvido os conflitos gerados pelos jogos pedagógicos. Considerando que o ensino-aprendizagem do conceito de gene não é fácil, devido a constituição abstrata do conceito, entendemos que os jogos pedagógicos produzidos para esta pesquisa mostraram-se potencialmente eficazes no processo de ensino aprendizagem de genética, principalmente para a construção do conceito de gene. Verificamos que os dois jogos pedagógicos Construindo o Conceito de Gene através das Características Humanas e Construindo Conceito de Gene - proporcionaram momentos em que os alunos puderam psicanalisar o conceito de gene, abrindo caminhos para a formação de um Novo Espírito Científico, contemplando a Epistemologia Bachelardiana.
ASSUNTO(S)
didática material didático jogos educativos ensino e aprendizagem genes ensino-aprendizagem genes educational games didactic material didactic method science teaching teaching and learning
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