Igreja Na America Latina
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13. DES MANIFESTATIONS DE L¿ESPRIT LIBÉRATEUR DANS LE CONTINENT DE L¿ESPÉRANCE: UNE PERSPECTIVE DE JOSÉ COMBLIN / MANIFESTAÇÕES DO ESPÍRITO LIBERTADOR NO CONTINENTE DA ESPERANÇA: UMA PERSPECTIVA DE JOSÉ COMBLIN
Diversas são as manifestações do Espírito Santo nas pessoas, no mundo, na história e na Igreja. Na América Latina, em meio a uma realidade de opressão/dominação, vida/morte, o Espírito de Deus se manifesta na forma da ação transformadora, libertando, produzindo vida e a conduzindo para sua plenitude. Neste contexto eclesial, as pequenas comunidad
Publicado em: 2011
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14. Mudança de estilo : etnografia sobre comunicação comunitária, Igreja Católica, cultura popular, rádio, política y participação num bairro da Argentina
Essa tese constitui uma pesquisa sobre a relação entre grupos populares e práticas chamadas de ¿comunicação comunitária¿, através do estudo etnográfico do processo da Rádio Comunitária ¿Doña María¿, da cidade de Paraná (Entre Ríos, Argentina). Seguindo as idas e vindas da emissora ao longo dos últimos vinte anos, até tornar-se uma rádio
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 2011
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15. THE THEOLOGY OF THE CROSS IN JON SOBRINO: THE MYSTAGOGICAL PATH OF THE KÉNOSIS / A TEOLOGIA DA CRUZ EM JON SOBRINO: O CAMINHO MISTAGÓGICO DA KÉNOSIS
A reflexão cristológica nos últimos anos tem procurado responder às questões sobre Jesus Cristo trazidas ao longo dos séculos pela Igreja através do Novo Testamento e dos dogmas cristológicos. Uma dessas questões é o significado da cruz de Jesus. Na América Latina foram desenvolvidas várias reflexões a partir do seu próprio poço partindo do Je
Publicado em: 2011
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16. O episcopado latino-americano e o diálogo inter-religioso: análise das Conferências Gerais do Rio de Janeiro a Aparecida
O pluralismo religioso é hoje um dado irrevogável e desafiador. Neste contexto as pessoas são convocadas a viver sua vida religiosa inter-religiosamente. Na América Latina o catolicismo se estabeleceu como religião majoritária, mas conviveu desde sua implantação com diferentes religiões. Neste trabalho refletimos sobre o tratamento dado pela Igreja
Publicado em: 2010
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17. POR UMA AMÉRICA LATINA MAIS JUSTA : ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DOS CRISTÃOS DE ESQUERDA SOBRE A AL NA REVISTA PAZ E TERRA (1966-1969)
A década de 1960 é caracterizada por diversas transformações sócio-culturais. Vários questionamentos eram feitos e os tabus eram questionados a todo instante. A própria Igreja Católica tentou se abrir para a modernidade com o Concilio Vaticano II. O Brasil também passava por esses questionamentos, mas vivia sob forte autoritarismo civil-militar. Den
Publicado em: 2010
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18. As práticas de poder nas igrejas-base da diocese de Apucarana (1968-1982)
O objetivo desse trabalho é demonstrar como o exercício do poder episcopal moldou as comunidades eclesiais de base na diocese de Apucarana. A partir de meados da década de 1960 observa-se, na América Latina, o surgimento de comunidades eclesiais de base no catolicismo. Esse fato histórico está relacionado à renovação que se observava na Igreja cató
Publicado em: 2010
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19. O dualismo na teologia cristã: a deformação da antropologia bíblica e suas conseqüências
A pesquisa se propõe averiguar algumas das conseqüências práticas para a história do Cristianismo em face do influxo do dualismo platônico sobre a teologia cristã. Sobretudo, no que diz respeito à relação da Igreja com o mundo da cultura. Parte-se do princípio que a combinação destes dois elementos deu origem a uma teologia platonizada o que cau
Publicado em: 2010
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20. Missão, cultura e transformação: desafios para a prática missionária comunicativa
Esta dissertação é uma investigação e proposta sobre a prática missionária da igreja cristã com vistas à transformação social em um mundo pluralista. O primeiro capítulo aborda a dimensão comunicativa da ação segundo Jürgen Habermas, analisando como são coordenadas as ações coletivas em sociedade e como a ética e as culturas influenciam a
Publicado em: 2010
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21. A TEOLOGIA DA MISSÃO INTEGRAL:APROXIMAÇÕES E IMPEDIMENTOS ENTRE EVANGÉLICOS E EVANGELICAIS / A TEOLOGIA DA MISSÃO INTEGRAL:APROXIMAÇÕES E IMPEDIMENTOS ENTRE EVANGÉLICOS E EVANGELICAIS
A identidade do Movimento Evangélico vem dos puritanos, dos movimentos avivalistas, mas principalmente dos milenarismos que marcaram o final do século XIX e o começo do século XX. Os pressupostos do fundamentalismo foram articulados exatamente para dar sustentação ao anseio escatológico desses grupos. A identidade evangélica se formou a partir dos ve
Publicado em: 2009
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22. Entre documentos e narrativas, marcas de identidade: a organização dos dois primeiros cenetros de desenvolvimento infantil e as religiosas da Fraternidade Esperança
Apresentamos o estudo de uma experiência com educação popular protagonizada por um grupo de mulheres consagradas, ligadas a Igreja Católica de Florianópolis, e oriundas da Congregação das Irmãs da Divina Providência, que agregava um trabalho consolidado no Estado de educação confessional em vários colégios, no território catarinense, que atendi
Publicado em: 2009
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23. Marginalizados no quarto evangelho : da ação de Jesus à missão da Igreja na América Latina
A presente dissertação tem como objetivo mostrar que o Quarto Evangelho tem uma aderência histórica e ao contrário do que normalmente se pensa, ele não está alheio à realidade e aos problemas concretos da humanidade. No final do primeiro século a comunidade Joanina entende-se como a mais fiel a Jesus e nela, o Discípulo Amado é um personagem desta
Publicado em: 2008
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24. ROMEIROS E PEREGRINOS NA ROMARIA DE SANTO ANTÃO: O POVO DA CRUZ RUMO A SALVAÇÃO LATINO-AMERICANA / ROMEROS Y PEREGRINOS EN EL PEREGRINAJE DE ANTÃO SANTO: LA GENTE DE LA CRUZ EN RUTA DE LA SALVACIÓN EN AMERICANA LATINA
Por volta de 1848, segundo o contexto messiânico do sul do Brasil no século XIX, e conforme a realidade e características dos movimentos rústicos sertanejos, iniciou-se em Campestre, Santa Maria, RS, um movimento messiânico encabeçado pelo asceta João Maria de Agostinho, o santo monge ou solitário eremita de Campestre e Botucaraí. João Maria foi ho
Publicado em: 2008