Missão, cultura e transformação: desafios para a prática missionária comunicativa

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Esta dissertação é uma investigação e proposta sobre a prática missionária da igreja cristã com vistas à transformação social em um mundo pluralista. O primeiro capítulo aborda a dimensão comunicativa da ação segundo Jürgen Habermas, analisando como são coordenadas as ações coletivas em sociedade e como a ética e as culturas influenciam as ações sociais, especialmente a ação missionária. Investiga a prática missionária na sociedade focando o objetivo e método da ação. Pergunta pela relação entre evangelho e cultura e sobre a possibilidade do encontro com as religiões no mundo. Este capítulo termina considerando como comunicar o evangelho na América Latina e aponta para uma prática missionária a partir do diálogo, tendo como referencial o agir trinitário de Deus. O segundo capítulo avalia as conseqüências de se adotar um modelo missionário baseado em debates e consensos. Fundamenta a missão como mover-se em direção ao outro, e resgata a responsabilidade social da igreja a partir da solidariedade, do amor e da compaixão. Descreve essa prática em termos de fraqueza e vulnerabilidade, em oposição aos modelos anteriores que se baseavam em projetos expansionistas da fé. Este capítulo se vale da contribuição teórica do filósofo Gianni Vattimo e sua idéia do pensamento debole, que remete à questão de como agir a partir da fraqueza. O exemplo máximo do autoenfraquecimento como forma de interagir com o mundo é analisado, teologicamente, a partir da encarnação do Filho de Deus (kenosis) e tira conseqüências para a ação missionária. O último capítulo discute sobre como a missão pode contribuir para a transformação das pessoas, culturas e sociedades. Encontra na diaconia a base para a ação comunicativa transformadora. Servir permite que a comunidade cristã pratique na sua convivência o evangelho que prega com a motivação correta. Há um redescobrimento da ética pessoal e social e da diaconia transformadora como parâmetro para medir a coerência entre proposta do reino de Deus anunciado no evangelho e o que é vivenciado nas comunidades cristãs. A participação da igreja no mundo não é de passividade nem de contemplação. Ela tem voz profética e sua ação visa transformar pessoas, instituições, estruturas sociais e de poder, pela proclamação esperançosa do reino e pela convivência encarnacional desse mesmo evangelho. A pesquisa busca um novo marco para a prática missionária em um mundo em constantes transformações. Termina sugerindo um modelo missionário a partir da diaconia transformadora e de uma teologia da ação missionária testemunhal e comunicativa, apontando para as oportunidades que se apresentam com uma nova metodologia missionária.

ASSUNTO(S)

cultures teologia diakonia mission theology diaconia transformation teologia da missão transformação culturas teologia prÁtica

Documentos Relacionados