Folcloristas
Mostrando 1-12 de 23 artigos, teses e dissertações.
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1. Cantadoras e repentistas do século XIX: a construção de um território feminino
Resumo Este artigo discute a presença feminina no campo da cantoria no século XIX, uma participação ainda pouco estudada pela historiografia, dada, entre outros, a existência de um discurso que diz que as mulheres não pertencem a esse mundo. Ao contrário dessa tese, verifica-se que as mulheres repentistas e cantadoras sempre cantaram e que participara
Estud. Lit. Bras. Contemp.. Publicado em: 24/10/2019
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2. Pianos, Violões e Batuques: caminhos da invenção artística e folclórica da música negra na Amazônia paraense (1923-1940)
Resumo O artigo aborda a produção de músicas ligadas ao tema do negro por pianistas paraenses, compositores de canções de projeção folclórica voltadas para assuntos amazônicos, entre as décadas de 1920 e 1940. As trajetórias artísticas de Waldemar Henrique e de Gentil Puget indicam os caminhos que artistas vanguardistas das primeiras décadas do
História. Publicado em: 03/12/2018
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3. O fandango de chilenas e suas transformações no tempo
RESUMO O fandango de chilenas é um dos três tipos de fandangos que classificamos como “fandangos caipiras”. Esses foram ignorados pela maioria dos principais folcloristas brasileiros. Como consequência disso, não houve, além do trabalho de Rossini Tavares de Lima (1954) sobre os fandangos de chilenas, pesquisas relevantes do ponto de vista social ou
Estud. av.. Publicado em: 2017-05
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4. Um paradoxo entre o existir e o resistir: a moda de viola através dos tempos
RESUMO A moda de viola é considerada um dos gêneros mais tradicionais da música caipira, se aproximando enquanto gênero narrativo das antigas lendas medievais e dos romances de cavalaria ibéricos renascentistas, sendo ainda afluente da cultura moura. Suas temáticas são reveladoras de uma funcionalidade social que, ao transmitirem valores pedagógicos,
Estud. av.. Publicado em: 2017-05
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5. ENTRE A BELEZA DO MORTO E A CULTURA VIVA: a(s) cultura(s) popular(es) na virada do milênio e seus mediadores simbólicos
O objetivo do artigo é contribuir para o debate sobre o tema da “cultura popular”, abraçado na universidade por diferentes disciplinas como a Antropologia, a História, a Literatura, a Sociologia e outras. Trata-se de um conceito que, apesar de sua extrema ambiguidade, quando menos se espera, volta a nos interrogar. Considerando o ressurgimento do inte
Cad. CRH. Publicado em: 2016-12
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6. A questão do popular na música da Amazônia paraense da primeira metade do século XX
RESUMO O presente estudo aborda a atividade musical de artistas paraenses da primeira metade do século XX, centrado na reflexão sobre os sentidos de "popular" ensejados na repercussão da atuação intelectual e artística desses sujeitos. As pistas investigadas no trabalho foram coletadas em periódicos, registros memorialísticos e ensaios de folclorista
Rev. Inst. Estud. Bras.. Publicado em: 2016-04
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7. A Produção da "Música Cabocla": a polifonia formadora do Carimbó nas representações de literatos, jornalistas e folcloristas no Pará (1900-1960)
Este texto aborda o percurso histórico de debates artísticos e intelectuais desenvolvidos em torno da transformação do carimbó em expressão típica da musicalidade cabocla do Pará e da Amazônia. O intercâmbio de ideias entre folcloristas, jornalistas e escritores promoveu, entre 1900 e 1960, os sentidos que se articularam em torno da ideia do carimb
História. Publicado em: 2015-06
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8. Cultura popular: práticas e representações
A partir de referências teóricas dos estudos de performances culturais, este artigo interpreta a letra de alguns cantos de Bule-Bule - repentista, cantador, violeiro, tocador de prato e faca, e poeta sambador do Recôncavo baiano -, focando algumas relações possíveis entre as práticas da cultura popular tradicional e sua representação por intelectuai
Soc. estado.. Publicado em: 2014-12
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9. Cartografia de poéticas orais de região Sul do Brasil : os estudos folclóricos e a poesia oral (1945-1995)
O principal objetivo desta tese é cartografar conceitos, perspectivas e práticas relativos à pesquisa de poesia oral na região Sul do Brasil, realizada pelos estudos folclóricos entre 1945 e 1995. Contextualiza-se o desenvolvimento desses estudos ao serem analisadas publicações representativas do período. A pesquisa foca, em especial, folcloristas os
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/06/2011
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10. Entre a beleza do morto e os excessos dos vivos: folclore e tradicionalismo no Brasil meridional
O artigo examina a participação gaúcha no autodenominado Movimento Folclórico Brasileiro, entre as décadas de 1940 e 1960. Os participantes locais são divididos em duas categorias de folcloristas: os folcloristas do tradicionalismo e o grupo de intelectuais e artistas da Comissão Estadual de Folclore (CEF), representante oficial da Comissão Nacional
Revista Brasileira de História. Publicado em: 2011-12
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11. Maçambiques, Quicumbis e ensaios de promessa : um re-estudo etnomusicológico entre quilombolas do sul do Brasil
Retornando a temáticas e locais já estudados por pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, em épocas distintas, desde outros paradigmas, essa pesquisa apresenta-se como um re-estudo etnomusicológico sobre tradições performáticas entre quilombolas do Rio Grande do Sul. Através da etnografia multi-situada, realizada entre 2006 e 2009, nas com
Publicado em: 2011
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12. Folia de Reis não é folia de rádio
O objetivo deste artigo é analisar o sentido da preservação da Folia de Reis no distrito da Freguesia do Ó, Zona Norte da cidade de São Paulo, tomando como contraponto o evento Revelando São Paulo, que, organizado pelo governo do estado, também tem por objetivo a preservação da cultura popular tradicional paulista. Tomando como referência teórico-
Tempo Social. Publicado em: 2010-12