A Produção da "Música Cabocla": a polifonia formadora do Carimbó nas representações de literatos, jornalistas e folcloristas no Pará (1900-1960)
AUTOR(ES)
Costa, Antonio Maurício Dias da
FONTE
História
DATA DE PUBLICAÇÃO
2015-06
RESUMO
Este texto aborda o percurso histórico de debates artísticos e intelectuais desenvolvidos em torno da transformação do carimbó em expressão típica da musicalidade cabocla do Pará e da Amazônia. O intercâmbio de ideias entre folcloristas, jornalistas e escritores promoveu, entre 1900 e 1960, os sentidos que se articularam em torno da ideia do carimbó como manifestação folclórica tipicamente regional.
ASSUNTO(S)
carimbó música cabocla folclore representação polifonia
Documentos Relacionados
- REPRESENTAÇÕES DA INFÂNCIA EM MEMÓRIAS E AUTOBIOGRAFIAS - MINAS GERAIS (1900-1960)
- Rupturas e tensões no processo de constituição estrutural do subcampo esportivo do xadrez (1900-1960)
- Paracelsus-Bibliographie, 1932–1960. Mit einem Verzeichnis neu entdeckter Paracelsus-Handschriften (1900–1960)
- HEALTH PROGRESS IN THE UNITED STATES: 1900-1960
- Musica no alvo : um estudo da musica publicitaria nas decadas de 1950 e 1960 no Brasil