Figura Humana Na Arte
Mostrando 1-12 de 18 artigos, teses e dissertações.
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1. FILOSOFIA DA ARTE E ARTE DE FILOSOFAR. ARTE, LINGUAGEM E RELIGIÃO EM FICHTE E SCHELLING (1807-1812)
RESUMO Este trabalho desenvolve aspectos da controvérsia entre Fichte e Schelling em relação aos elementos estéticos, linguístico-filosóficos e da filosofia da religião de ambos, que é foco das "Investigações sobre a liberdade humana de Schelling", assim como das exposições da doutrina da ciência e da ética do Fichte tardio (1810-1813). As dive
Kriterion. Publicado em: 2015-12
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2. Singing as th expression of anindividuality / Canto como expressão de uma individualidade
Este trabalho busca refletir sobre a questão da percepção corporal na formação do cantor e na construção da expressividade na prática do canto. Apoia-se na ideia de que cada corpo carrega sua história e que o canto se faz na materialidade da voz moldada pelos movimentos desse corpo. Procurando resgatar a conexão entre corpo e emoção/pensamento/se
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 16/02/2012
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3. Entre o ínfimo e o grandioso, entre o passado e o presente: o jogo dialético da poética de Manoel de Barros / Between the negligible and the great, between past and present: the dialectical poetics of Manoel de Barros
O propósito deste trabalho é lançar um olhar sobre os caminhos estéticos traçados pelo poeta Manoel de Barros em seu livro Tratado geral das grandezas do ínfimo, procurando demonstrar como se articulam as duas macro-relações que regem os poemas: (a) a dialética entre o ínfimo e o grandioso, e (b) a dialética entre o passado e o presente sendo a fi
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 05/08/2011
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4. Pelos ritos corporais: materializações poético-capilares
Atravessando o corpo por conceitos relativos às relações de gênero, meta-políticas, abjeção, erotismo, sacrifício e morte, estabelece-se aqui uma pesquisa em que ritual e resíduos orgânicos se tornam matéria-prima para a compreensão do corpo sensível e poético. A reversibilidade da vida na morte se torna possível através do retorno às trocas
Publicado em: 2010
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5. Desenho inscrito no corpo
Este trabalho trata das relações entre a experiência e o entendimento do próprio corpo e seus desdobramentos na prática do desenho e da observação como possibilidade de potencializar e oferecer outras perspectivas perceptivas a alunos de arte. Alunos que estejam corporalmente sensíveis para qual seria a origem de sua própria mobilidade e que conside
Publicado em: 2010
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6. Entre a feiticeira celta e a bruxa má : como o imaginário coletivo (trans)formou-se através do tempo
A feiticeira, enquanto mulher, possui uma função de instauradora do mito da feminilidade, o que leva ao questionamento de seu papel na historiografia e de sua arqueologia no processo de transformação da figura do real feminino, desde illo tempore, na figura simbólica presente na arte. Inicialmente, representação positiva - a mulher feiticeira, imagem
Publicado em: 2010
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7. Lanças erguidas, espadas no ar : como a música regionalista da Califórnia da Canção Nativa escreve a História do Rio Grande do Sul
O primeiro festival nativista do Rio Grande do Sul surgiu em 1971, na cidade de Uruguaiana, com a criação da Califórnia da Canção Nativa, que serviu como modelo para cerca de cinquenta festivais existentes hoje no estado. Estes alcançaram grande popularidade, com grande influência no florescimento e valorização das coisas regionais. O estudo divide-
Publicado em: 2010
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8. Andante, caminhante, passante, pedestre: ensaio fotográfico de passageiros urbanos
Os projetos de urbanização dos grandes centros urbanos do fim do século XIX e início do XX condicionaram novas maneiras de ocupação do espaço urbano para seus habitantes. Com isso, o presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo fotográfico do fluxo de transeuntes no espaço urbano selecionado para esse trabalho a faixa de segurança para pe
Publicado em: 2009
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9. Coerpoestranho - multirrelational performative body : paradoxes of creative process / Corpoestranho - corpo performatico multirrelacional : paradoxos do processo de criação
Nesta dissertação, desenvolvemos uma pesquisa prática-conceitual sobre os paradoxos dos processos criativos do corpo-em-arte. Esta corporeidade é experimentada no terreno da performance artística em espaços alternativos públicos e privados. O processo da pesquisa está relacionado à criação, execução, documentação, reflexão e análise da séri
Publicado em: 2009
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10. Arte, melancolia e criação : conceitos, interfaces, pedagogias
Esta monografia discute uma suposta relação entre melancolia e processo criativo. O Trabalho apresenta o conceito de melancolia em Aristóteles, Benjamin. Apresenta também um histórico da imagem. Discute o processo criativo de estudantes do curso de Graduação de Artes Visuais, no Instituto de Artes da UFRGS, durante as aulas de Desenho da Figura Humana
Publicado em: 2009
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11. A representação visual da mulher na imprensa comunista brasileira : 1945/1957
A imprensa comunista brasileira, com a legalidade do Partido Comunista do Brasil em 1945, passou a contar com vários jornais, revistas, romances, panfletos entre outras formas impressas. Essa imprensa utilizou diferentes recursos imagéticos, alguns dos quais são o objeto deste trabalho: ilustrações, gravuras, caricaturas, charges e histórias em quadrin
Publicado em: 2009
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12. Cenas da sexualidade florianopolitana : incursões estéticas à centralidade urbana
Este trabalho trata da sexualidade e da arquitetura. Através das leituras de Foucault, sobre a sexualidade, e de Bataille, sobre o erotismo, estuda-se a arquitetu-ra e a sexualidade como construções sociais cujas trajetórias se sobrepõem. Assim, o objetivo aqui presente é expressar um retrato bastante amplo destas sobreposi-ções e dar-lhes um sentido
Publicado em: 2009