Singing as th expression of anindividuality / Canto como expressão de uma individualidade

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

16/02/2012

RESUMO

Este trabalho busca refletir sobre a questão da percepção corporal na formação do cantor e na construção da expressividade na prática do canto. Apoia-se na ideia de que cada corpo carrega sua história e que o canto se faz na materialidade da voz moldada pelos movimentos desse corpo. Procurando resgatar a conexão entre corpo e emoção/pensamento/sentimento, num processo de ampliação da sensibilidade, da motilidade, da escuta do corpo, são associadas práticas em Educação Somática, em particular a Técnica Klauss Vianna, como possível metodologia para "dar um corpo" ao cantor. Busca-se ainda refletir sobre como essa associação pode contribuir para o desenvolvimento de aspectos específicos do trabalho do cantor, como a melhora da técnica, a saúde vocal e o desenvolvimento das capacidades expressivas adotando uma abordagem somática para o trabalho do cantor.

ASSUNTO(S)

canto figura humana na arte educação somática singing human figure in art somatic education

Documentos Relacionados