Espectador
Mostrando 25-36 de 279 artigos, teses e dissertações.
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25. Qual é o problema, Sr. Smith? Deixando a visão do homem de Adam Smith mais clara (e menos inflamada)
Resumo Qual a razão das recentes discussões sobre o “Adam Smith Problem” na literatura? Embora a maioria dos historiadores do pensamento econômico considere o problema resolvido, estas discussões põem em dúvida esta suposta resolução. Este artigo sugere que o “Adam Smith Problem” pode ter como origem o conceito de ser humano desenvolvido por
Econ. soc.. Publicado em: 2018-04
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26. “Reaprender a ver o mundo”: o cinema como educação do olhar
Resumo O presente artigo apresenta o cinema como uma experiência de educação vivenciada a partir do olhar. Para tanto, parte-se da constatação do problemático esquecimento da potência epistêmica da visibilidade nas práticas educativas. Inicialmente, retoma-se o momento platônico de fixação do paradigma gramatical e a sua associação à uma deter
Educ. Pesqui.. Publicado em: 01/03/2018
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27. Síndrome de Stendhal: una revisión histórica y clínica
RESUMO Podría decirse que una de las pocas cualidades comunes a todos los seres humanos es la capacidad de apreciar la belleza. Si bien, es cierto que el objeto considerado como bello cambia de una persona a otra, la admiración y profunda emoción que experimenta un espectador en trance, es la misma. En ocasiones, esta experiencia puede llevar una persona
Arq. Neuro-Psiquiatr.. Publicado em: 2018-02
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28. O que é ser espectador quando as imagens nos desafiam?
Resumo Inspirado pelas formulações de expoentes da teoria estética contemporânea acerca de uma política da imagem, este artigo se propõe a apreender os lugares atribuídos ao espectador quando imerso na tessitura de afetações que caracterizam seu contato com cenas que detêm uma potência sensível de implicação moral. Averiguando criticamente o pr
Galáxia (São Paulo). Publicado em: 2017-12
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29. Presenças Impessoais: tons de humano na cena-paisagem
Resumo: Por ser considerada como uma propriedade daquele que atua, a presença costuma ser abordada do ponto de vista do trabalho do ator. Rompendo com essa concepção, o artigo pretende compreender a presença como uma qualidade relacional, e não pessoal. Para tanto, serão analisados dois espetáculos: Stifters Dinge, de Heiner Goebbels, e Variações so
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2017-12
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30. Presença e Micropolítica do Sensível: Ouverture Alcina, um caso de composição pós-dramática
Resumo: A noção de presença provoca um intenso debate no campo das artes cênicas atuais. Este texto apresenta um panorama das teorias recentes e propõe uma abordagem ao estudo da presença sob o prisma das epistemologias das práticas do corpo e do gesto, bem como da noção de afeto (Massumi, 1995; 2015). A análise do espetáculo Ouverture Alcina, um
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2017-12
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31. Presença Diluída em Rouge Mékong: uma proposição para a cena intermedial
Resumo: Descreve-se neste artigo a presença mediada por dispositivos de imagem. O recorte proposto situa a cena contemporânea intermedial, emergindo como estudo de destaque o espetáculo imersivo Rouge Mékong, desenvolvido pelo coletivo canadense de artistas interdisciplinares, Collectif Lebovitz. A referida experiência nos guiará como obra sistematizad
Rev. Bras. Estud. Presença. Publicado em: 2017-12
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32. Construção de gênero, laços afetivos e luto em Paris Is Burning
Resumo: O filme Paris Is Burning, de Jennie Livingston, tem suscitado críticas e elogios desde seu lançamento, em 1990. Seu retrato da cultura dos bailes no Harlem nos anos 80, a abordagem da sua singular economia de construção de gênero e as negociações que faz do cruzamento entre etnicidade e sexualidade inspiraram leituras desde o ativismo negro, o
Rev. Estud. Fem.. Publicado em: 2017-12
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33. TRADUZINDO SONS EM PALAVRAS NAS LEGENDAS PARA SURDOS E ENSURDECIDOS: UMA ABORDAGEM COM LINGUÍSTICA DE CORPUS
RESUMO Um filme é um texto multissemiótico que combina e gera sistemas semióticos, que por sua vez, geram significação para compor o todo, criando significados (BALDRY; THIBAULT, 2002). Ler um texto audiovisual é uma tarefa complexa, pois é preciso ser espectador, ouvinte e leitor ao mesmo tempo, com diversos canais de informação para decodificar (N
Trab. linguist. apl.. Publicado em: 2017-08
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34. “The Whitechapel experiment”, o projeto Éden e a busca por uma experiência afetiva total.
Resumo Este artigo tem por objetivo analisar a exposição “The Whitechapel experiment”, de Hélio Oiticica, realizada em 1969, em Londres, discutindo a polêmica que cercou sua montagem, como se deu sua recepção na imprensa local naquele momento e como ela vem provocando novas leituras. Não tem por intenção procurar reconstituir a mostra, mas dar n
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-08
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35. Pigment pur e o Corpo da côr: prática pós-pictórica e transmodernidade.
Resumo Este artigo analisa uma incidência quase contemporânea da prática pós-pintura - o uso de pigmento bruto -, utilizada pelo artista neo-avant-garde francês Yves Klen e pelo artista brasileiro Hélio Oiticica. O uso de pigmento bruto por ambos artistas foi condicionado por uma relação autoconsciente com a história da arte modernista e do monocrom
ARS (São Paulo). Publicado em: 2017-08
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36. A adaptação cinematográfica de Uma Tragédia Americana e Otelo em Match Point
Resumo O artigo retoma o histórico das adaptações cinematográficas do romance Uma Tragédia Americana (1925), de Theodore Dreiser, recuperando as discussões sobre a cena do afogamento. Os estudos de Sergei Eisenstein sobre o uso do monólogo interior no cinema e o comentário de Bertolt Brecht a respeito da trilha sonora na adaptação do romance de Dre
Ilha Desterro. Publicado em: 2017-04