Presença e Micropolítica do Sensível: Ouverture Alcina, um caso de composição pós-dramática
AUTOR(ES)
Giorgi, Margherita De
FONTE
Rev. Bras. Estud. Presença
DATA DE PUBLICAÇÃO
2017-12
RESUMO
Resumo: A noção de presença provoca um intenso debate no campo das artes cênicas atuais. Este texto apresenta um panorama das teorias recentes e propõe uma abordagem ao estudo da presença sob o prisma das epistemologias das práticas do corpo e do gesto, bem como da noção de afeto (Massumi, 1995; 2015). A análise do espetáculo Ouverture Alcina, um solo da companhia italiana Teatro delle Albe, faz uma releitura da presença como restituição de um trabalho físico, performativo e composicional, um dispositivo de construção de um discurso político através da experiência perceptiva do espectador.
ASSUNTO(S)
presença percepção política dos afetos teatro pós-dramático teatro delle albe
Documentos Relacionados
- Teatro Pós-dramático e Performance Pós-dramática
- Presença sensível: cuidado e criação na clínica psicanalítica
- Clown e o corpo sensível: diálogos com a Educação Física
- A relação entre o supra-sensível e o sensível: estética e teleologia na filosofia kantiana da história.
- A escuta sensível: um estudo sobre o relacionamento entre pessoas e ambientes voltados para a saúde