Espaao Virtual
Mostrando 1-12 de 19 artigos, teses e dissertações.
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1. Museus virtuais e a formaÃÃo de professores de artes visuais no contexto da lei 10.639/2003 / Virtual museums and visual arts teacher training in the context of the Law 10.639/2003
Esta dissertaÃÃo tem como objetivo analisar quatro museus virtuais com conteÃdos de arte afro-brasileira e/ou africana, bem como as propostas educativas desenvolvidas por essas instituiÃÃes nos seus respectivos sites, como possibilidades para a contribuiÃÃo na formaÃÃo dos professores de Artes Visuais. Pretende-se que este estudo colabore para a imp
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 11/09/2012
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2. Usando VibraÃÃes Naturais na DescriÃÃo e no Controle de LocomoÃÃes Fisicamente Simuladas de Personagens Articuladas ArbitrÃrios
A animaÃÃo de personagens virtuais à uma das Ãreas mais fascinantes em computaÃÃo grÃfica pelo fato de estar diretamente relacionada à manifestaÃÃo de vida em um ambiente virtual. Entretanto, mesmo envolvendo pesquisa em diferentes Ãreas, tais como biomecÃnica, robÃtica, dinÃmica, inteligÃncia artificial e otimizaÃÃo, e sendo bastante incent
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/07/2012
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3. ProposiÃÃo de modelo teÃrico para avaliar a coesÃo interna de comunidades virtuais de aprendizagem (CVA) no ensino superior. / PROPOSITION OF THEORETICAL MODEL FOR ASSESSING INTERNAL COHESION OF THE VIRTUAL LEARNING IN HIGHER EDUCATION.
Na Ãltima dÃcada, em relaÃÃo à educaÃÃo superior, o surgimento de ambientes de aprendizagem, acessÃveis atravÃs da grande rede, deu suporte para a formaÃÃo de comunidades virtuais. Estas comunidades que se formam em instituiÃÃes sÃo formaÃÃes sociais que necessitam ser pesquisadas e compreendidas dentro da acepÃÃo da ideia que representam p
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 26/02/2010
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4. Blogs educacionais: uma caracterizaÃÃo a partir da etnografia virtual
A grande explosÃo dos blogs nos Ãltimos anos e o inÃcio de seu uso como ambientes educacionais, especialmente por comunidades educativas, chamou nossa atenÃÃo a respeito deste novo espaÃo virtual de relacionamento e seu impacto na educaÃÃo. Desta forma, nosso objetivo foi investigar o uso dos blogs brasileiros, buscando compreender o funcionamento de
Publicado em: 2009
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5. A mediaÃÃo pedagÃgica em Blog no Ensino MÃdio
As tecnologias da informaÃÃo e comunicaÃÃo (TICs) tem se tornado valiosos recursos no estabelecimento de novos ambientes de aprendizagem e de novas prÃticas educativas. Estas novas prÃticas incluem atividades virtuais e mediaÃÃo pedagÃgica por meio das tecnologias. Neste contexto, esta pesquisa buscou compreender como os professores desenvolvem a me
Publicado em: 2009
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6. ComunicaÃÃo e isolamento: uma anÃlise clÃnica de diÃrios e blogs de adolescentes / Communication and isolation: a clinical analysis of diaries and blogs of adolescents
Na presente pesquisa foram analisadas questÃes relativas à comunicaÃÃo e ao isolamento entre adolescentes, tendo como objeto de estudo um diÃrio e blogs. Foi realizada a leitura de um diÃrio de uma jovem, que foi escrito entre 1893 a 1895, e de blogs, escritos por adolescentes e que estÃo disponÃveis na rede Internet. A anÃlise e a interpretaÃÃo f
Publicado em: 2009
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7. Cultura digital e educaÃÃo: o caso de educador@s do campo no Centro Rural de InclusÃo Digital (CRID) Santana / Digital culture and education: the case of Rural Educators in Rural Digital Inclusion Center (CRID) Santana
Este trabalho busca expressar a sistematizaÃÃo da experiÃncia de pesquisa desenvolvida no Assentamento Santana com seus educador@s do campo atravÃs do projeto Centros Rurais de InclusÃo Digital (CRID). O pressuposto fundamental era de que essas pessoas tinham uma cultura digital em construÃÃo e que se podia aprofundar essa questÃo a partir de uma met
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 06/10/2008
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8. MÃtodo de Potencial para a classificaÃÃo supervisionada
A classificaÃÃo supervisionada representa uma parte das tÃcnicas empregadas no contexto de Data Mining, com crescente impacto nos estudos em vÃrias Ãreas do conhecimento, possibilitado pelo crescimento exponencial da capacidade de processamento e disponibilidade de recursos computacionais. AlÃm do fato que jà existem vÃrias tÃcnicas bem conhecidas e
Publicado em: 2008
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9. A Internet como meio de ensino, aprendizagem e divulgaÃÃo cientÃfica no campo da geografia: estudo de caso sobre a implantaÃÃo do Museu Virtual de Jacobina - Ba. / The Internet as half of education, learning and scientific spreading in the field of Geography: Study of case on the Implantation of the Virtual Museum of Jacobina (BA)
O presente trabalho procura discutir a validade do Museu Virtual de Jacobina (BA), a partir da sua concepÃÃo e implementaÃÃo como meio de ensino, aprendizagem e divulgaÃÃo cientÃfica, considerando-se a escassez de materiais didÃticos dinÃmicos, criativos e atuais no campo da Geografia e as mÃltiplas possibilidades fornecidas pela tecnologia dos com
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Publicado em: 30/07/2007
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10. AplicaÃÃo da teoria das cores em ambientes virtuais para arquitetura e design de interiores
O cotidiano da Arquitetura e, em especial, o de Design de Interiores, envolve um incansÃvel aprendizado de relacionar as pessoas ao meio, ou seja, o estabelecimento de uma interligaÃÃo direta entre os princÃpios conceituais do espaÃo projetado (o que Ã, qual sua funÃÃo e a quem se destina), as condiÃÃes plÃsticas (estÃticas) e de conforto, necess
Publicado em: 2007
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11. O ciberespaÃo pÃblico: a virtualizaÃÃo do espaÃo pÃblico nos projetos da cidade digital
A representaÃÃo de estruturas urbanas, seja por meio de metÃforas ou por analogia aos elementos e funÃÃes das cidades, tem sido a principal forma de elaboraÃÃo dos projetos de cidades digitais, caracterizadas por reunir pessoas e instituiÃÃes conectadas via rede de computadores, tendo como referÃncia uma cidade real. A partir de 1990 se verifica um
Publicado em: 2006
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12. A Numerical and Experimental Evaluation of ERA and ERA/OKID for Mechanical Systems Identification / AvaliaÃÃo numÃrica e experimental dos mÃtodos ERA e ERA/OKID para a identificaÃÃo de sistemas mecÃnicos
Este trabalho apresenta dois algoritmos de identificaÃÃo de sistemas lineares em espaÃo de estados, quais sejam: o ERA (Eigensystem Realization Algorithm), desenvolvido por Juang e Pappa (1985), e o ERA/OKID (Observer/Kalman Filter Identification), por Phan et al. (1992). Ambos foram concebidos no ambiente da Engenharia Aeroespacial, onde se fazia impresc
Publicado em: 2005